Constelação Familiar se torna uma grande aliada no tratamento de problemas emocionais

Pato Branco – PR 5/11/2019 – O procedimento terapêutico de Bert Hellinger, inclui várias gerações, traz à luz esses emaranhamentos, tornando-os compreensíveis muitos problemas emocionais.

Para aqueles que desconhecem essa técnica, ela foi desenvolvida pelo teólogo e filósofo alemão Bert Hellinger.
Bert observou que a família, devido ao DNA humano é na verdade uma consciência coletiva, regida por três ordens da vida: Hierarquia, pertencimento e equilíbrio.

Por a família ser uma consciência coletiva, quando essas leis são quebradas por algum membro, ocorrem emaranhados, que são transmitidos para seus descendentes. É possível que uma pessoa ainda sinta as dores e sentimentos de algum membro que nem conheceu, como seus bisavós, por exemplo.

O procedimento terapêutico de Bert Hellinger, que inclui várias gerações, traz à luz esses emaranhamentos, tornando-os compreensíveis muitos problemas emocionais como: Depressão, medos, fobias, carência afetiva, etc. Que são na verdade sintomas decorrentes desses traumas na família. Até mesmo hábitos como: endividamento, desemprego constante e vícios podem ser tratados com a terapia.
Trazendo a luz à origem do problema a pessoa ganha força para tomar a solução apresentada pelo terapeuta.

Por exemplo, se uma pessoa sofre de depressão há muitos anos e busca a constelação, o terapeuta já sabe que a depressão vem da falta de força dos pais, a pessoa provavelmente tem alguma ressalva com eles, e a solução seria a reconciliação. Dessa forma, ela escolhe se toma ou não a solução.

Em termos metafóricos, a constelação pode ser comparada com um sistema de água de uma residência, se houver algum cano superior com problema, vai afetar os canos inferiores, alguns em maior grau, outros em menor. Do mesmo modo é na família, por exemplo, se houve algum trauma muito forte, na geração dos avós de um indivíduo, é bem provável que ele sinta os efeitos, e nem saiba o porquê ou a origem. Por isso as pessoas muitas vezes sofrem de depressão, medo, vazio, ansiedade, etc, sem nenhum motivo aparente, estão com a vida em ordem e não entendem o porquê de tais sentimentos. Com a constelação, elas podem olhar sua árvore genealógica, descobrir o que está acontecendo e tomar a solução.

Apesar de as pessoas estarem recentemente descobrindo sobre os benefícios da constelação, ela é uma terapia que atua desde meados dos anos 70. No Brasil, ela trouxe muitos benefícios, principalmente para o judiciário na vara da família. Um dos pioneiros no Brasil é o Juiz de direito Sami Storch, que aumentou consideravelmente os acordos de conciliação no fórum de Itabuan-BA.

E como funciona a sessão?

O terapeuta é direcionado pelo paciente para compor sua família. De acordo com a posição em que o paciente coloca os representantes, será a imagem a ser trabalhada pelo terapeuta, dali ele vai descobrir onde começou o emaranhado, se foi na geração do paciente ou numa geração anterior, então aplica-se os movimentos para achar a solução.

Desde os anos 70 a constelação evoluiu em sua abordagem, muitos terapeutas aplicam outras técnicas para aprimorá-la, como hipnose e PNL por exemplo. Sem contar que agora pode ser aplicada também online, usando diversos elementos para os representantes, o mais comum são com bonecos.
Isso em nada muda a eficácia da terapia, mas sim a eficácia da abordagem do terapeuta, essa sim fará a diferença. Existem excelentes profissionais no meio online, que oferecem tanto atendimento de qualidade quanto conteúdo relevante.

Vale ressaltar que a constelação familiar, não vem para substituir a psicologia ou a psiquiatria, mas para complementar.

Muitos psicólogos já usam a técnica em seus consultórios para tratar, casos mais complexos. Advogados tem se especializado em constelação para mediar conflitos nos tribunais. E o crescimento do atendimento online, tem facilitado para pessoas que precisam constelar, mas não contam muitas vezes com um profissional em sua cidade.

Constelar é um verdadeiro ato de amor, pois ela traz inúmeros benefícios ao indivíduo. Ela ajuda a pessoa a desenvolver empatia e o perdão pelos seus familiares e também pelo próximo, ela traz leveza na alma e mais amor próprio, a pessoa recupera sua dignidade ao se reconciliar com suas raízes, e com isso tem mais força e felicidade para seguir seu caminho.

Website: http://www.portalconstelacaofamiliar.com.br

Web Site: