Consultores rurais têm ganhado mais clientes e eficiência com uso de tecnologia

Piracicaba (SP) 28/11/2019 –

A transformação tecnológica tem expandido a produtividade e qualidade no campo, mas, com tantas informações sendo geradas a todo momento, organizar os dados e extrair análises relevantes pode ser complicado – porém essencial para alcançar mais rentabilidade, transformando a fazenda em uma empresa rural.

Em um mercado tão competitivo como o de consultorias em agronegócio, buscar alternativas que agilizem o processo de organização e possibilitem a geração de relatórios que tragam resultados efetivos para a fazenda de cada cliente é fundamental. E, com auxílio das ferramentas corretas, tudo fica mais fácil. 

Softwares de gestão agrícola permitem um acompanhamento preciso das informações de cada propriedade em tempo real, simplificando as rotinas de trabalho e conferindo agilidade e precisão nas tomadas de decisão.

Essa facilidade tem sido aproveitada por consultorias como a Agromarques, do Mato Grosso do Sul, que há dois anos adotou a utilização do software agrícola Aegro em suas operações. “Conseguimos padronizar algumas atividades: planejamento de safra, sempre registrar o que foi realizado e outros pontos. As ferramentas que o sistema nos traz ajuda muito para garantir a qualidade aos nossos clientes”, diz Ronaldo Marques, da Agromarques consultoria agronômica e de agricultura de precisão. 

Marques reforça que sempre foi uma preocupação para a empresa manter um trabalho sistematizado. Em 2017, a consultoria adotou o software agrícola Aegro como parceiro e, neste período, conseguiu não apenas se diferenciar no mercado, mas crescer expressivamente. “A evolução que tivemos foi muita. Conseguimos auxiliar nossos clientes a ajudar o negócio deles a sair do que conhecemos como consultoria. Nos diferenciamos no mercado”, afirma. “Desde 2017, não fazemos nenhum trabalho de procurar clientes. Crescemos cinco vezes. Agora, os clientes vêm atrás da gente.”

A tecnologia ajudou na padronização de processos implementados pela consultoria, impactando diretamente na qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. O monitoramento de pragas disponível no Aegro, por exemplo, é uma das partes utilizadas e que facilitaram ter um padrão no trabalho de manejo de pragas.

O uso de um software rural também agilizou o trabalho prestado pela consultoria Integra Agro e Negócios, associada da Saffi. A tecnologia reduziu o tempo em tarefas operacionais necessárias com as planilhas, permitindo foco nas análises de dados e tomadas de decisões mais assertivas. 

Hoje, mais de 13 mil hectares atendidos pela consultoria utilizam o Aegro. Assim, a empresa tem reuniões com os clientes antes da safra, para planejamento; no meio da safra, para acompanhamento; e ao final, para avaliação de resultados. Em todas elas, o uso do software é indispensável. “É uma ‘baita’ ferramenta e a um custo justo. Meu escritório permite que o produtor organize sua estrutura, montando uma rotina operacional de empresa para que a ferramenta seja bem utilizada”, diz Marco Antonio Santana, sócio-diretor da consultoria, instalada no Mato Grosso.

Software rural facilita gestão e tomada de decisão

Diversas planilhas para analisar, dificuldades para filtrar informações precisas e perda de histórico. Essas são algumas das dificuldades que o consultor agrícola precisa driblar em seu dia a dia.

O software agrícola Aegro traz funcionalidades estratégicas para consultorias, permitindo o controle mais preciso e efetivo das operações dos clientes e de cada fazenda de forma rápida e fácil, utilizando ferramentas como planejamento, controle de estoque e monitoramento de pragas. As informações das propriedades podem ser cadastradas em tempo real, pelo celular ou computador, com lançamentos diretamente do campo, mesmo sem acesso direto à internet. 

O sistema gera relatórios financeiros e de acompanhamento de safra simples de serem visualizados, permitindo que o consultor entregue uma melhor análise de custo e rentabilidade para seu cliente. Saiba mais sobre o Programa de Consultores Aegro em http://bit.ly/ProgramaConsultores.

Website: http://bit.ly/AegroSoftware

Web Site: