Consultoria alia conhecimento técnico a olhar prático da realidade das empresas

Rio de Janeiro 18/10/2019 – “É comum a consultoria implantar processos corretos, mas inviáveis em uma determinada empresa por sua cultura organizacional”, diz Carlos Eduardo Carvalho.

Retorno de Sócio-Fundador traz visão das dores reais das organizações

As empresas brasileiras ainda estão longe de ser consideradas digitais. A conclusão é de uma pesquisa patrocinada pela Dell Technologies em parceria com a Intel e realizada pela Vanson Bourne. De acordo com o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies (DT index), apenas 6% das empresas no Brasil têm tecnologia enraizada no negócio, 37% estão analisando e testando ferramentas e 2% nem sequer têm um plano de transformação digital. Diante desse cenário, a atuação de consultorias que auxiliam nesse processo ganha espaço, mas pode não ser suficiente. “Uma situação muito comum é a consultoria implantar processos corretos, mas que muitas vezes são inviáveis em uma determinada empresa por sua cultura organizacional ou outras limitações”, explica Carlos Eduardo Carvalho, Sócio-Fundador da Bridge Consulting (https://bridgeconsulting.com.br).

Para que as empresas tenham sucesso ao adotar novas tecnologias é fundamental não somente uma análise experiente do gerenciamento de processos e das ferramentas disponíveis no mercado, mas também um olhar prático e um senso de exequibilidade. E é exatamente essa visão mais ampla que a Bridge Consulting, consultoria de gestão e tecnologia, consegue oferecer através da experiência de seu Managing Partner, Carlos Eduardo Carvalho. Há três anos, ao entregar um plano de implantação da TI de um cliente, um grande player no setor de comércio exterior, o executivo foi convidado pela empresa para assumir o cargo de CIO e liderar a implementação do projeto.

Após concluir o ciclo de três anos, Carlos Eduardo Carvalho retorna à Bridge com um olhar mais aguçado e preciso da realidade prática do dia a dia das empresas. “Implementar a automação de processos e a transformação digital de uma empresa é, antes de tudo, provocar uma transformação na cultura corporativa: altera o conceito de agilidade, o grau de aceitação de risco, a vontade de inovar e experimentar o novo. Por isso, é muito importante – além de conhecer as melhores práticas de mercado e de gestão de projetos – entender a fundo o perfil de cada empresa para realizar uma transição de sucesso. Outro ponto importante que essa experiência me trouxe foi poder ver de perto o mercado brasileiro de TI, conhecer o grau de maturidade e a capacidade comercial e de entrega das empresas que atuam no país”, afirma.

Com o retorno do Sócio-Fundador, a consultoria agora consegue aliar o conhecimento técnico e acadêmico que sempre foi um de seus principais diferenciais, à materialização dos problemas reais, as verdadeiras dores das empresas que atuam no Brasil. Exatamente por agregar este novo pilar, a Bridge Consulting se prepara para realizar um reposicionamento estratégico para 2020, entregando além do tradicional serviço de consultoria, soluções de tecnologia e a possibilidade de contratação de equipes especializadas temporárias.

“Dessa forma, queremos preencher algumas lacunas de mercado: existem empresas que atuam apenas com BPO (Business Process Outsorcing), disponibilizando profissionais sem preocupação com a entrega e desempenho desses alocados no cliente. Além disso, temos empresas de tecnologia que pensam apenas em disponibilizar licenças de software, sem preocupação em fazer o cliente ter uso na prática. Queremos cobrir essas lacunas entregando soluções ponta-a-ponta”, completa Carlos Eduardo Carvalho.

Sobre Carlos Eduardo Carvalho

Entusiasta das Transformações Organizacionais dirigidas pela Digitalização, o engenheiro formado pela UFRJ, onde também concluiu o Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Governança de TI, é sócio e fundador da Bridge Consulting. Além da atuação em consultoria, Carlos Eduardo Carvalho é também professor de Pós-Graduação em instituições como UFRJ, FGV, UFJF e palestrante de temas relacionados à Transformação Digital.

Conheça o Bridge Insights, uma biblioteca com conteúdo de referência para TI e negócios: artigos, podcasts, webinars e e-books reunidos no link https://bridgeconsulting.com.br/insights/

Website: https://bridgeconsulting.com.br/