Consultoria ambiental investe em qualificação de profissionais e valoriza a ciência no Brasil

Belo Horizonte, MG 25/11/2020 – O rigor científico é essencial na produção de estudos e relatórios de impacto ambiental

Uma das prioridades da Carste é a formação científica da equipe; notabilidade é valorizada por órgãos licenciadores e clientes privados

Tradicionalmente, os headhunters, ou caçadores de talentos, procuram os melhores profissionais para uma organização em rede social de negócios e bancos de currículos profissionais. Por outro lado, um bom perfil científico pode ser o diferencial na hora de avaliar a trajetória e capacidade científica e de alguns profissionais. A Carste Ciência e Meio Ambiente é um exemplo que tem política de recursos humanos desse tipo.

Primeira empresa especializada em áreas cársticas e cavernas do Brasil, a Carste atua com consultoria ambiental, espeleologia, hidrogeologia e sismografia. A empresa não apenas valoriza e investe na qualificação dos seus colaboradores, como também incentiva que eles produzam um legado científico em paralelo à trajetória profissional.

Com sede em Belo Horizonte (MG), a Carste conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada e especializada. Entre seus colaboradores, mais da metade possui especialização acadêmica: mestres, doutores e PhD. São profissionais da área de geologia, biologia, geografia e mineração, entre outras. “A empresa busca dar o suporte necessário, como benefícios de especialização acadêmica, e incentiva que todos participem ativamente de trabalhos e encontros internacionais com vistas a uma constante reciclagem nos métodos e técnicas utilizados”, destaca o geólogo e pesquisador Augusto Auler, fundador e diretor técnico da Carste Ciência e Meio Ambiente.

Reconhecida nacional e internacionalmente na área de consultoria ambiental, a Carste presta serviços para mineradoras e empresas que lidam com empreendimentos lineares, tais como rodovias e linhas de transmissão. De acordo com Augusto Auler, o rigor científico é essencial na produção de estudos e relatórios de impacto ambiental.

Segundo ele, a busca incessante de um referencial científico é um dos fatores que contribui para manter a credibilidade da empresa, desde sua fundação há 15 anos, perante os órgãos licenciadores e clientes. “A ciência é o referencial. A partir dela, somos menos influenciados por outros fatores, como subjetividade e interpretações”, afirma. “Usamos referenciais científicos em tudo.”

Ao enaltecer como profissionais com sólida base científica elevam o padrão das pesquisas realizadas pela consultoria, Augusto Auler afirma que existe uma preocupação constante da empresa em qualificar seus quadros. “Preparamos e treinamos nosso pessoal. A formação científica é importante, mas, sobretudo, valorizamos o viés crítico e analítico dos nossos profissionais”, conta. “A Carste investe para ter uma rede de excelência em sua área de atuação, transformando conhecimento em legado e gerando soluções efetivas de preservação e conservação para nossos clientes”, afirma.

Na empresa, grande parte dos trabalhos é coordenada por consultores sêniores, que se responsabilizam integralmente pelos resultados apresentados e colaboram para o enriquecimento cultural dos demais funcionários. “Além disso, todos têm à disposição a maior e mais completa biblioteca sobre o tema do relevo cárstico no Brasil, com cerca de 6 mil itens arquivados e trabalhos científicos”, explica.

A crença na educação e na ciência como o melhor caminho é uma aposta do próprio Auler, que tem extensa carreira científica com Ph.D pela University of Bristol, no Reino Unido, e desponta como uma das maiores autoridades do Brasil em cavernas e relevos cársticos. “Entender a importância da educação e passar isso para os funcionários por meio de um bom planejamento fazem o colaborador perceber valor na iniciativa. Essa estratégia organizacional resulta em uma motivação extra para os colaboradores, influencia no aumento de produtividade e na melhora da qualidade do serviço entregue”, ressalta Augusto Auler.

Website: http://carste.com.br/