Consumidores de produtos para casa migram para e-commerce à procura de variedade

Florianópolis – SC 13/10/2020 – Era a dificuldade dos nossos clientes: não conseguir encontrar produtos diferenciados, sendo que, quando conseguiam, eles deparavam-se com preços exorbitantes.

A Lumienergy, e-commerce especializado em produtos para casa, reforma e construção, registrou um crescimento de 80% nas vendas durante a pandemia. A empresa aponta que a diversidade de produtos e frete ultra expresso foram essenciais para esses resultados.

O setor de construção civil sempre teve destaque, mas, longe dos holofotes e dos grandes empreendimentos, um expressivo público tem necessidades que são menosprezadas por lojas que atuam no setor de casa, reforma e construção. Com o crescimento exponencial do ambiente virtual, o e-commerce se revela uma prática com enorme potencial que pode, com práticas de gestão e logística adequadas, crescer ainda mais.

A necessidade de isolamento que a COVID-19 nos impõe tem impulsionado, de certa forma, a abertura de centenas de comércios eletrônicos. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), desde o início da pandemia mais de 135 mil lojas aderiram às vendas pelo comércio eletrônico. Apesar de que a pandemia esteja aumentando os negócios virtuais, bem antes disso muitas empresas já estavam em um processo de modernização em uma constante busca por acessibilidade, confiabilidade, velocidade, variedade e qualidade a fim de se manterem vivas no mercado digital.

Uma delas é a Lumienergy, que atua no setor de casa, reforma e construção desde 2015, quando ainda pouco se falava de lojas virtuais deste segmento. Diferentemente de hoje, nessa época, a população não tinha a ampla noção de que era possível comprar produtos para a reforma ou a construção sem sair de sua casa, usando apenas a Internet. Apesar disso, a empresa tem se mostrado uma das maiores lojas do Brasil na área em que atua, especializando-se em itens de grandes marcas.

Hoje, a maioria da população brasileira já percebe que é possível que uma loja virtual ofereça uma variedade de produtos muito maior que o comércio físico e com preços mais competitivos, mas nem sempre foi assim. Há alguns anos, havia também uma grande dificuldade logística: existiam poucas transportadoras de qualidade para atender e-commerces e o envio das mercadorias era feito, na maioria dos casos, por meio do uso dos Correios.

Apesar de todos esses desafios, a empresa de Santa Catarina nunca se intimidou diante da concorrência e das dificuldades enfrentadas. Apostando no Frete Ultraexpresso e em boas parcerias com transportadores, o e-commerce especializado em produtos para casa, reforma e construção, muitas vezes consegue entregar mais rápido que lojas locais e está em plena expansão: o faturamento em 2019 é prova disso, visto que ele dobrou em relação ao ano anterior, chegando a 12 milhões de reais.

Dentre as várias estratégias utilizadas pela Lumienergy para se manter no mercado, a variedade de produtos, desde os itens de alto giro até mercadorias mais sofisticadas, o preço competitivo e a velocidade de entrega disponibilizado pela empresa, tornam o e-commerce uma referência no mercado virtual. Claro que há, no entanto, empecilhos para ofertar um modelo de entrega rápido em todos os lugares, principalmente no que diz respeito ao setor de logística de transporte rodoviário brasileiro, mas a empresa parece conseguir, apesar disso, despachar produtos em até 24 horas após o processamento do pagamento e, ainda, entregar em regiões como a grande São Paulo em até 48 horas.

Ao falar sobre os princípios que norteiam as operações da empresa, o CEO Jonathan K. Bertoldi afirma: “era perceptível a dificuldade dos nossos clientes: não conseguir encontrar produtos diferenciados, sendo que, quando conseguiam, eles deparavam-se com preços exorbitantes. Por isso, buscamos ofertar uma variedade grande de produtos, muitas vezes não encontrados no mercado tradicional, por um preço justo”. Ainda segundo ele, trabalhar com as principais marcas do mercado (Docol, Lorenzetti, Deca, Tramontina e Hydra, por exemplo), ofertando preços mais baixos que os encontrados em lojas físicas tradicionais e garantindo a variedade que o cliente procura, seria essencial para proporcionar uma economia financeira e possibilitar que ele pudesse encontrar todos os tipos de produtos em um só lugar.

Para 2020, o e-commerce tem planos ambiciosos. A meta é, segundo Jonathan, “dobrar o faturamento, aumentar o número de produtos e otimizar os processos logísticos, o que irá garantir maior produtividade e eficiência. Por fim, planejamos dar início ao projeto de lojas físicas da Lumienergy, buscando aproximar ainda mais os nossos clientes daquilo que eles precisam no dia a dia, oferecendo um novo formato de experiência de compra, pautado por princípios empregados em nossa loja virtual e que garantem, hoje, o sucesso de nossas operações”.

Alinhada com as tendências do e-commerce de estímulo ao atendimento humanizado, a empresa preza pela proximidade e atenção dos seus colaboradores com os consumidores. O cuidado com seu público não se resume apenas ao atendimento, mas também, a uma estratégia de marketing de conteúdo ativa nas redes sociais, possuindo, inclusive, um blog e um canal no YouTube.

No blog, o conteúdo aborda desde tendências de mercado até dicas de decoração de espaços da casa, passando também por explicações sobre o funcionamento de alguns produtos. Seu diferencial é que as postagens não parecem ser meros achismos, há uma real descrição de aspectos essenciais de peças, revelando a autoridade que a empresa tem sobre o assunto.

No canal no YouTube o foco é auxiliar, resolvendo dúvidas e problemas dos consumidores que não sabem onde encontrar a resposta. Os vídeos trazem dicas e informações importantes, contendo pautas que visam solucionar problemas do dia a dia tendo como foco os produtos ofertados.

Compreender o mercado, as necessidades do público-alvo e a evolução da tecnologia parecem ser pontos essenciais para a construção de um modelo de negócio que atenda aos parâmetros principais do funcionamento do ambiente virtual. Nesse contexto, a Lumienergy sinaliza a intenção de trazer para dentro da casa dos consumidores a comodidade e a qualidade de uma relação de consumo mais imediata, entendendo o seu cliente ideal e elaborando estratégias que visem à eficácia das operações.

Se ter um bom planejamento é a chave do sucesso, a Lumienergy demonstra estar no caminho certo. Liderada por um CEO jovem e atento as constantes mudanças do mercado, a empresa parece caminhar a passos largos para fortalecer a marca e se tornar cada vez mais popular entre os brasileiros.

Website: https://www.lumienergy.com.br

Web Site: