Contabilidade para pequenas empresas: a importância está nos detalhes

São Paulo – SP 20/3/2020 – Não desconsidere a importância da contabilidade em uma empresa. Não ter um serviço especializado para realizar os processos contábeis não é uma economia

Quando um empreendedor tem a iniciativa de começar um pequeno novo negócio normalmente a contabilidade da empresa não está nos cinco primeiros itens do que fazer e isso pode se tornar um erro com fortes consequências se não for corrigido a tempo.

Ter no escopo da empresa um bom serviço de contabilidade é um passo importante para o sucesso independentemente do tamanho da companhia.

Os novos empresários precisam entender que as questões burocráticas que envolvem um novo negócio podem causar frustrações e atrasos no desenvolvimento da empresa por falta de conhecimento; esse papel é de inteira capacidade do contador. O profissional da área tem a responsabilidade de orientar o gestor da empresa em todo o processo de abertura e oferecer assessoria mensal personalizada.

Segundo a Contadora, Lívia Oliveira Melo dos Santos, com  mais de 10 anos de experiênciaHoje em dia, a figura do contador tornou-se necessária, não somente no que tange às obrigações fiscais, mas, principalmente, no que diz respeito à elaboração de informações para a análise financeira da situação econômica das empresas, pois a contabilidade é ponto principal no mundo empresarial e o contador é o responsável pela transmissão dessas informações.”

Além dessas obrigações tributárias e financeiras o profissional da área tem condições de analisar novas oportunidades de investimento auxiliando com informações para a tomada de decisões afinal, existem diversas exigências contábeis e fiscais para uma boa operação comercial em conformidade com as exigências legais de cada localização geográfica.

Lívia destaca também a importância do planejamento tributário: “é no planejamento tributário que o profissional vai enquadrar as atividades da empresa com o tipo de tributação mais favorável levando em consideração seu faturamento e outras diretrizes – isso impede  que  empresário pague uma carga tão elevada de impostos que pode declarar falência pouco tempo depois de iniciar o grande sonho de empreender.”

Atualmente, o profissional contábil está passando por uma grande atuação junto as pequenas e médias empresas, utilizando a tecnologia de informação, possibilitando que seu trabalho seja mais integrado e participativo.

A Contadora finaliza e alerta para quem tem planos de um novo negócio. “Não desconsidere a importância da contabilidade em uma empresa. Não ter um serviço especializado para realizar os processos contábeis não é uma economia, mas sim um prejuízo com graves consequências.” A companhia é penalizada e isso já levou muitas à falência.

Website: http://www.dino.com.br

Web Site: