Contato com a natureza e sustentabilidade são tendências de arquitetura para 2021

Curitiba – PR 18/1/2021 – Em nosso escritório, entendemos que nós, profissionais de arquitetura, temos a missão de projetar casas cada vez mais auto suficientes e sustentáveis.

Ambientes claros, acabamento em madeira, pedra e fibras vão estar em alta este ano.

Com a chegada do ano novo, os profissionais de arquitetura atualizam as informações sobre as tendências que devem reger a área neste ano. 2021 começou ainda sob o impacto da pandemia do coronavírus, mantendo alguns comportamentos como o isolamento social que fez com que os lares fossem ainda mais valorizados, segundo a arquiteta Renata Pisani.

Com 18 anos de experiência, a profissional afirma que, ao ficar mais tempo dentro de casa, a relação com esse espaço mudou e se buscou deixá-lo cada vez mais acolhedor, funcional e bonito.

Pensando nisso, a arquiteta separou algumas sugestões de tendências para a arquitetura e design de interiores em 2021.

De acordo com Renata Pisani, as tendências para este ano são um reflexo do que aconteceu em 2020, sendo perceptível uma busca maior pela natureza que resultou no desejo de trocar os apartamentos menores por casas maiores, sobrados com terraços e vista para o céu, seja para construir ou para comprar e alugar.

A arquiteta ainda afirma que o consumo consciente é outro fator que ganha relevância quando o assunto é o lar. “As pessoas se voltaram mais para as suas casas, e não querem mais aquilo que não agrega”, comenta.

Outro ponto destacado pela especialista é a funcionalidade e o conforto, que passam a ser as prioridades de quem está construindo ou reformando, deixando para trás estilos de arquitetura mais rebuscados, cheios de detalhes, interiores com móveis embutidos e abrem espaço para a praticidade com móveis mais soltos.

Reformas e renovações de acabamentos

Para quem está pensando em reformar e mudar os acabamentos, a dica da arquiteta Renata Pisani é apostar na madeira em tom claro, mais lavada, voltada para a decoração escandinava e ambientes claros.

No caso das paredes, ela lembra que “existe uma aposta de tendência nas cores fortes e vivas, como uma parede roxa, verde, azul que remetem à natureza e vão fazer a diferença. Já para quem prefere as texturas, a sugestão são as pedras e fibras”, complementa.

Contato com a natureza em apartamentos e espaços pequenos

A profissional também aponta que os clientes vêm solicitando, cada vez mais, a possibilidade de projetos que permitam estarem próximos da natureza, mesmo vivendo nas grandes cidades. “Mas, como nem todos têm a oportunidade de construir ou se mudar para bairros afastados, condomínios fechados, ou casas com espaço para jardim, ainda é possível trazer elementos naturais para dentro dos apartamentos. É isso que a gente faz indicando uma decoração clara com tons neutros, madeiras, com folhagens nos ambientes”, detalha.

Renata Pisani explica que essa é a chamada Arquitetura Biofílica, que possibilita o contato com a natureza pelo uso de elementos não naturais, como quadros com paisagens ou folhas de árvores, grama sintética, fibras para peças de decoração e tapetes.

Tecnologia dentro de casa

A arquiteta ainda aponta que os aparelhos digitais estão cada dia mais presentes e alguns recursos que antes pareciam coisas de desenho animado e ficção científica se tornaram reais. “A utilização de computadores para trabalhar, smartphones para uso de aplicativos e televisões que se conectam à internet ou que projetam conteúdos vindos de outros eletrônicos, fez com que os multiplicadores de sinal wi-fi sejam algo fundamental dentro dos lares”, explica.

Renata Pisani cita também outras formas de tecnologias disponíveis no mercado, como a automação para iluminação e eletrodomésticos, mas enxerga estas possibilidades como algo menos importante do que a distribuição de sinal da internet dentro de uma casa.

Sustentabilidade e consumo consciente

Sobre as pautas sustentabilidade e consumo consciente, que a cada dia estão mais em voga, Renata Pisani afirma que é algo irreversível e devem estar cada vez mais presentes nos projetos, principalmente para a construção de casas. “Em nosso escritório, entendemos que nós, profissionais de arquitetura, temos a missão de projetar casas cada vez mais autossuficientes e sustentáveis”, finaliza.

Website: https://www.rparquitetura.com.br

Web Site: