Contatos elétricos: utilização de cobre ou prata potencializa resultados

São Paulo – SP 10/2/2020 –

Os sistemas elétricos fazem parte de praticamente todas as atividades das nossas vidas. Desde dentro de casa em itens como o chuveiro, a geladeira e a televisão, até fora de casa nos automóveis, aparelhos hospitalares, fabris, em todos os setores.

Todos os equipamentos que possuem sistemas elétricos precisam de uma série de cuidados para seu funcionamento continuar constante. Se qualquer dessas máquinas para, está condenada também uma importante atividade a qual ela se destina.

Um dos mais importantes desses cuidados é a reposição dos contatos elétricos, que deve estar sempre em dia para que o funcionamento de toda a máquina não seja comprometido.

Afinal, o que são contatos elétricos?

Os contatos elétricos são as peças cuja função é a de manter estável a corrente que passa por um sistema elétrico. Sendo assim, são duas as suas principais funções:

1 – O contato elétrico é responsável por promover a passagem de eletricidade para o sistema, quando este mostra-se insuficiente;

2 – O contato elétrico impede a circulação de eletricidade excessiva num sistema elétrico.

Essa propriedade dos contatos elétricos é que faz com que eles sejam tão importantes na vida útil de uma máquina: mantendo a corrente constante, não permite que a máquina trabalhe com menos potência ou excessivamente.

Essas peças podem ser feitas de diferentes materiais dentre os quais se destacam a prata e o cobre, cada um com suas vantagens referentes às suas respectivas características físicas.

Vantagens da prata nos contatos elétricos

A prata, além de um metal preciso utilizado em joias, é um material amplamente utilizado em contatos elétricos. Isso porque, dentre os metais utilizados como condutores, a prata é que possui o maior coeficiente de condutividade elétrica.

O coeficiente de condutividade elétrica é aquele que dita o quanto um material é capaz de conduzir a eletricidade. Dessa forma, quanto maior este coeficiente, maior é a eficiência do material num contato elétrico.
O cobre, por sua vez, encontra-se logo em seguida da prata na lista dos melhores condutores elétricos, e não há uma diferença tão relevante entre os coeficientes de um e outro. Sua vantagem é a de ser um material muito mais barato que a prata.

Para encontrar os contatos elétricos que mais se adaptam às necessidades de máquinas e sistemas elétricos, a Contato Comp é referência por ser líder no ramo, com profissionais qualificados e produtos da mais alta qualidade.

Website: https://www.contatocomp.com.br/

Web Site: