Contratos eletrônicos trazem vantagens para as empresas

São Paulo 26/5/2020 – A única diferença é que eles são formalizados e assinados com o auxílio da tecnologia e à distância

Os contratos eletrônicos estão sendo utilizados pela maioria das empresas para formalizar negócios. Por meio deles, as pessoas responsáveis pelas negociações realizam acordos de vontade sobre determinados objetos.

Mas é preciso fazer tudo conforme a lei! As empresas estão fazendo uso dessa opção para:

– Comprar produtos;

– Fazer balanços financeiros;

– Contratar profissionais para serviços terceirizados online.

Esses instrumentos contratuais são parecidos com aqueles que são impressos e firmados manualmente. “A única diferença é que eles são formalizados e assinados com o auxílio da tecnologia e à distância. Assim, são bastante vantajosos, inclusive para empreendimentos que atuam na internet”.

A explicação é do diretor comercial Marcelo Araujo, da eBox Digital, empresa especializada neste assunto e na guarda e a gestão de documentos físicos e digitais.

Assinaturas eletrônicas como alternativas

As assinaturas eletrônicas têm a mesma validade da assinatura feita a próprio punho. Trata-se de uma assinatura inteligente que pode ser usada para assinar os contratos eletrônicos, não importando onde estão localizadas as partes que fizeram o acordo.

Elas apontam a origem e dão validade ao negócio entabulado, podendo ser fixadas por meio de recursos tecnológicos. Algumas funcionam pelo acesso a um login, registrando-se previamente uma senha, outras são validadas pela biometria.

A assinatura eletrônica consegue vincular a identidade da pessoa sem permitir que ocorram fraudes. Na maioria das vezes, são asseguradas pela criptografia, com o uso de um certificado digital expedido por empresas especializadas.

Benefícios dos contratos eletrônicos

Os contratos eletrônicos propiciam diversas vantagens para as empresas, seja na redução de custos ou na eliminação da burocracia. Entre os mais importantes estão:

Redução de custos operacionais

Com a utilização dos contratos eletrônicos, é eliminada a necessidade de imprimir os instrumentos em folhas A4. Desse modo, é possível reduzir os gastos com a aquisição de papéis, tinta e impressoras.

Também é viável economizar os valores dispendidos com a locomoção para a entrega dos documentos físicos.

Melhoria da acessibilidade dos contratos

As partes envolvidas têm o privilégio da versatilidade e da acessibilidade! Os arquivos digitais não são acumulados em espaço físico, liberando salas que podem ser úteis para outras tarefas. Eles podem ser armazenados no computador ou na nuvem, possibilitando o acesso instantâneo de qualquer lugar do mundo.

Maior segurança dos contratos

Outra vantagem importante é a segurança proporcionada pelas assinaturas eletrônicas, que dão autenticidade aos documentos, assegurando a legitimidade da sua origem.

Em caso de dúvidas sobre esse ponto é possível consultar uma assessoria jurídica que poderá dar esclarecimentos e evitar falhas no conteúdo dos contratos eletrônicos.

Além disso, a contratação eletrônica acelera o processo de negociação, tornando as relações empresariais mais dinâmicas. Ela facilita e simplifica as ações, conferindo credibilidade à empresa.

Várias empresas já utilizam os recursos tecnológicos para alcançar vantagem competitiva diante dos seus concorrentes, comprando produtos, realizando contratações e muito mais!

A eBox Digital  é uma empresa apta para realizar contratos eletrônicos, assinaturas e certificações digitais, além de gestão e armazenamento de documentos físicos e digitais.

Website: https://www.eboxdigital.com.br/