Coronavírus: casa de repouso garante ambiente seguro para idosos com ações estratégicas

Curitiba – PR 21/8/2020 – “Muitos dos idosos estariam sozinhos – em isolamento – caso não estivessem com a gente aqui na Solary.

O cuidado com as pessoas acima de 60 anos tem sido redobrado durante a pandemia do novo Coronavírus em todo o mundo.

Quase metade das mortes causadas pelo novo coronavírus na Europa foi registrada em asilos, segundo informações recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde). O cuidado com as pessoas acima de 60 anos tem sido redobrado durante a pandemia do novo Coronavírus em todo o mundo. No Brasil os asilos e casas de repouso recebem fiscalização constante da Vigilância Sanitária e órgãos municipais e estaduais.

Em meio a tantas notícias negativas no que se refere a saúde dos idosos,  neste momento de pandemia, uma casa de repouso em Curitiba chama atenção pelo nível de segurança implementado para garantir a saúde dos seus hóspedes: não foi constatado nenhum caso de contaminação por COVID-19 desde o início da pandemia.

Medidas eficazes –  Para garantir um ambiente 100% livre de COVID-19 a diretoria da Solary desenvolveu um plano de ação. Foram construídos alojamentos para as enfermeiras e cuidadoras que ficaram no local em horário integral, desde o início da quarentena. Atualmente é disponibilizado um transporte particular para a equipe, que passou por treinamento e utiliza diariamente Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As visitas dos familiares  passaram a ser feitas online ou, presencialmente em casos pontuais,  com o distanciamento e contato apenas visual na entrada da instituição. Além disso, os novos hóspedes passam por período de isolamento de 14 dias para depois serem inseridos no convívio com os demais. A verificação dos sinais vitais dos idosos é realizada três vezes ao dia.

A limpeza dos ambientes e superfícies foi intensificada e a equipe promove a higienização de todos os objetos e alimentos que entram na instituição.

Uma das fundadoras da Solary , Roberta Morais, explica que  o plano de ação foi fundamental para garantir a segurança dos  hóspedes e a tranquilidade dos familiares.

“Muitos dos idosos estariam sozinhos – em isolamento – caso não estivessem com a gente aqui na Solary. Sabemos que estar em grupo, realizando atividades físicas, motoras e sociais – em um convívio seguro – só traz benefícios, mas precisávamos de medidas eficazes”, conta Roberta Moraes.

 Cuidado  – Ela explica que uma das estratégias fundamentais foi montar um grupo de colaboradoras que permanecem em período de quarentena, sem risco para a equipe de atuação. “Nosso público é mais vulnerável, mas aqui está protegido. Nosso ritmo de cuidado e atenção com as idosas é fortalecido com a esperança de que este momento difícil vai passar”, pontua Roberta Morais, uma das fundadoras do projeto.

A Instituição de Longa Permanência oferece toda a estrutura necessária para atender necessidades específicas, somando ambiente seguro e equipe multidisciplinar.

DADOS – A taxa de letalidade da covid-19 aumenta conforme a idade. Um estudo do Imperial College, em Londres, de março, relatou que 4% dos infectados na faixa dos 60 anos morreram. Na faixa seguinte, dos 70 anos, o índice salta para 8,6%. Acima dos 80, o índice de letalidade é de 13,4%.

Website: http://www.solaryville.com.br

Web Site: