Coronavírus: hospitais e indústria farmacêutica brasileira se preparam para chegada do vírus

São Paulo – SP 14/2/2020 –

Com mais de 43 mil casos confirmados de Coronavírus, o número de mortos já ultrapassa os 1 mil. Mesmo com 99% dos casos concentrados na China, a OMS categorizou a situação como uma ameaça muito grave para o resto do mundo, o que deixa diversas nações em alerta. No Brasil, mesmo sem nenhum caso confirmado, atualmente são sete suspeitos, o Governo Federal destinou mais de 11 milhões para ações de enfrentamento à doença. A preocupação também ocorre em órgãos privativos, de acordo com fontes do Hospital Israelita Albert Einstein, foram intensificadas importações para se preparar para a chegada do Coronavírus.

Segundo Jackson Campos, Head de Pharma & Healthcare, da Asia Shipping Brasil , diante do aumento da demanda do continente Asiático por máscaras de proteção para doenças respiratórias, nenhum dos quatro maiores fabricantes do produto possui máscaras à disposição para exportar e as companhias aéreas que atendem a rota do Brasil para a Ásia estão com espaço limitado para embarques antes de 16 de fevereiro, e aquelas que ainda têm algum espaço estão cobrando altas tarifas para o trajeto, o que inviabiliza o envio em alguns casos.

Além do problema para o envio de produtos farmacêuticos para auxiliar na contenção da epidemia na Ásia. As empresas farmacêuticas de todo o mundo se preocupam com os insumos que são produzidos naquele continente e não estão sendo enviadas. No Brasil, por exemplo, 95% das matérias-primas utilizadas na produção de produtos farmacêuticos são importadas e os problemas no comércio exterior preocupam, afirmou Nelson Mussolini, presidente do Sindusfarma, durante encontro afim de discutir os riscos de uma pandemia no Brasil com médicos, autoridades, empresas associadas e o público.

Marco Antonio Stephano, médico e membro titular da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, reafirma a importância de se utilizar máscaras, evitar aglomerações e adotar medidas básicas de higiene, como lavar as mãos e fazer o uso do álcool em gel com frequência. Ele também explica que o tratamento médico está focado nos sintomas decorrentes da infecção, pois ainda não existem medicações destinadas ao combate dessa mutação do coronavírus.

“Com escritórios em 39 localidades pelo mundo, a Asia Shipping está tomando todas as medidas para prevenção à doença, orientando clientes, colaboradores e parceiros sobre como evitar contato com doenças respiratórias, além de boletins diários sobre o cenário do comércio exterior na Ásia”, finaliza Jackson Campos.

Website: https://www.asgroup-portal.com/pt

Web Site: