Crescimento industrial no país tem melhor resultado para outubro desde 2012

São Paulo 17/1/2020 –

A produção da indústria cresceu, no mês de outubro de 2019, 0,8% em comparação a setembro. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicam ser o melhor resultado de um mês de outubro desde 2012 (quando o avanço foi de 1,2%).

Também foi constatado que outubro é o terceiro mês consecutivo do ano que apresentou crescimento, fazendo com que o acumulado chegue aos 2,4%, resultado que não acontecia desde 2017. De todos os segmentos da economia analisados pelo IBGE, um total de 26 ramos, 14 tiveram algum crescimento em outubro. O maior destaque positivo é para a indústria farmoquímica e farmacêutica, que mostrou crescimento de 11,2%.

De acordo com a Instituto, também houve aumento das importações, que têm avançado desde maio deste de 2019, e isso se deve, principalmente, pela compra de componentes para geração de energia, além de tubulações, válvulas, equipamentos de sondagem e exploração de gás e óleo.

Consumo nacional foi responsável pelo aumento da indústria

Os resultados positivos coletados dos setores que integram a indústria do país são frutos do consumo nacional, que também está crescendo. De acordo com a pesquisa, ao observar os meses do segundo semestre, é possível enxergar uma melhora na trajetória industrial, no geral. Esse avanço é diretamente influenciado pela demanda interna e pela sutil melhora no mercado de trabalho, acompanhada da concessão de crédito, a liberação do FGTS, pela massa de rendimentos e pela inflação, que ficou abaixo da meta.

É claro que as melhorias de 2019 não são suficientes para cobrir todas as perdas causadas pela crise econômica que o país enfrentou no passado, mas já demonstra uma retomada do setor industrial, que até o meio deste ano não estava muito positivo.

Indústria apresentou um aumento de 1,9% em comparação ao mesmo período em 2019

A receita líquida do setor industrial permaneceu estável em outubro, mas apresentou crescimento de 1,9% em relação ao mesmo mês de 2018. De acordo com a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), o consumo interno fomentou ainda mais o crescimento do setor de máquinas e equipamentos, em que as vendas cresceram 1,4%, desempenho que se deve ao mercado doméstico.

A Abimaq ainda chama atenção para a retomada na venda de máquinas e equipamentos sob encomenda, principalmente para os setores de mineração e de celulose. Tais fatores foram primordiais para o crescimento do mercado interno.

Empresas de máquinas de usinagem têm papel fundamental na melhora dos resultados

Existem empresas e indústrias que participam direta ou indiretamente do processo de melhora no crescimento industrial, como as fornecedoras de serviços e máquinas de usinagem , dando suporte aos processos e auxiliando nos resultados positivos como um todo. O Grupo AllTech está no mercado para fornecer às indústrias e gestores o maquinário e as ferramentas necessárias para o bom funcionamento das linhas de produção.

O Grupo AllTech sempre trabalhou no segmento de usinas, provendo desde máquinas de usinagem até serviços de manutenção para complementar as melhorias de processos. É ideal acessar o site para conhecer as empresas pertencentes ao grupo e todos os produtos oferecidos pela AllTech.

Website: https://www.grupoalltech.com.br/