Crise, mudança e adaptação: empresário ajuda empreendedores a acelerarem a retomada dos negócios

São Paulo, SP 25/5/2020 – Nós, empresários brasileiros, temos que pensar e agir diferente. Precisamos dominar o modelo de Gestão Exponencial, já utilizado por empresas globais.

Sobreviver à crise econômica que surgiu durante a pandemia da COVID-19 é o grande desafio do momento para as pequenas e médias empresas (PMEs). Para ajudar os empreendedores a passar por este tão momento difícil, o empresário serial Ricardo Mello criou o curso online de Gestão da Retomada. Dentro dos módulos do curso, os participantes encontrarão dicas valiosas do empresário e seus mentores sobre as medidas imediatas a serem tomadas.

Sobreviver à crise econômica que surgiu durante a pandemia da COVID-19 é o grande desafio do momento para as pequenas e médias empresas (PMEs). Mesmo antes da atual crise, os empreendedores já encontravam uma enorme dificuldade em conceber, planejar e executar estratégias de sucesso em suas empresas.  Entre os motivos para estas dificuldades estão a falta de conhecimento de métodos de gestão modernos, além de dificuldades na gestão financeira, estratégia multicanal, ações de marketing digital e gestão de pessoas.

Para tornar o momento ainda mais complicado, a maioria das PMES ainda se sente desconfortável com o tema de transformação digital. Com a chegada da pandemia da COVID-19, passou a ser urgente adaptar seu modelo de negócio, investir na digitalização e em marketing digital para viabilizar a continuidade das operações e manter as vendas.

O Coronavírus e a transformação digital nos negócios

Se antes a digitalização era uma vantagem, agora ela se tornou essencial e urgente. A tecnologia tem sido fundamental na vida das pessoas durante a quarentena. Afinal, é com a ajuda desta tecnologia que as pessoas têm conseguido trabalhar de casa, manter contato com amigos e familiares, fazer compras online etc. As chamadas de voz e vídeo mais do que dobraram nos países mais afetados pelo vírus. O Instagram viu sua a audiência de lives dobrar no Brasil. Essa mudança brusca trouxe um impacto muito significativo para os negócios.  Muitas empresas que ainda estavam no início da jornada de digitalização, agora precisam acelerar esse processo e testar ideias. Essas experiências digitais vieram para ficar e serão parte fundamental dos negócios também quando a pandemia passar.

O empresário que sabe se adaptar

Ricardo Mello, empresário serial, dono de oito negócios no Brasil é um bom exemplo de empreendedor que precisou se reinventar muitas vezes ao ver esgotadas as opções de crescimento em seu mercado. Ele buscou conhecimento nas melhores universidades de negócios e inovação dos Estados Unidos e Europa, participou de imersões e mentoria de gestão, varejo e marketing digital no Brasil, China e Vale do Silício e estreitou relacionamento com startups como investidor anjo.

Ricardo se dedicou a estudar organizações exponenciais como Waze, Uber e Netflix, que crescem rapidamente em curto espaço de tempo, por oferecerem produtos e serviços escaláveis e customizáveis. Eles oferecem valores menores quando comparados à concorrência, isso quando existia alguma. Ricardo colocou em prática os conceitos que aprendeu nas suas próprias empresas, adaptando-os à realidade brasileira, e criou assim, um novo método de gestão.

“A Gestão Exponencial é um estilo de administração revolucionário que pode gerar resultados 10 vezes superiores para as empresas que o adotam”, explica Ricardo. A grande diferença do modelo, segundo ele, é solucionar as dores dos clientes de maneira rentável e escalável, com adoção de tecnologias disruptivas combinadas com métodos modernos e avançados de administração de recursos e sistemas.

A Gestão Exponencial levou Ricardo ao sucesso

Com esse método de gestão, Ricardo levou seu faturamento de R$ 5 milhões para R$ 100 milhões em poucos anos. Ele expandiu seus negócios e hoje possui oito empresas. “Nós, empresários brasileiros, temos que pensar e agir diferente. Precisamos dominar o modelo de Gestão Exponencial, já utilizado por empresas globais como Amazon, AirBnB e Apple. Temos que adotar as tecnologias exponenciais e abraçar as mudanças. Os empresários e a liderança da empresa devem ser capacitados”, diz.

Foi pensando em compartilhar toda esta experiência que Ricardo fundou o Exponential Club, uma start-up de educação que promove mentoria e networking para empreendedores e empresários de pequenas e médias empresas. Na start-up Ricardo ensina os conceitos por detrás do método de Gestão Exponencial com casos práticos, e auxilia os mentorados a desenhar a trajetória mais rápida e assertiva para expandir os negócios em um ambiente de mudanças, incertezas, complexidade e ambiguidade. O clube coloca os participantes em contato com tecnologias e metodologias de ponta, promovendo a parceria com start-ups e empresas que auxiliam na transformação e crescimento acelerado dos negócios dos mentorados.

O Exponential Club: o jeito que encontrou de ensinar o caminho

Ricardo Mello reuniu ex-consultores das melhores consultorias do mundo, atualmente empresários, board-members, executivos e investidores de startups do mercado exponencial no papel de mentores parceiros que ensinam como como aplicar os conceitos efetivamente em empresas tradicionais de pequeno e médio porte para realizar a transformação dos seus negócios, alavancando oportunidades de crescimento em qualquer segmento de empresa, especialmente as tradicionais.

A proposta inovadora é a única do tipo no mercado, pois nenhuma mentoria para esse público oferece acesso a profissionais com esse tipo de experiência. Cada participante sai com um plano factível para aplicar e melhorar o seu negócio imediatamente.

Como superar a crise: o foco na retomada

Atualmente o Exponential Club oferece o curso “Gestão da Retomada”. A proposta do curso é ajudar os empreendedores a preparar um plano de crescimento de seus negócios para a retomada pós-crise. O curso é realizado totalmente online.

Dentro destes módulos os participantes encontrarão dicas valiosas do empresário e seus mentores sobre as medidas imediatas que devem ser tomadas nesse momento de crise. Seus alunos são orientados sobre o corte de custos e despesas, sobre como lidar com a queda de vendas e sobre as mudanças no comportamento de consumo durante a pandemia. Ricardo também guia os empreendedores para que cada um possa entender como o seu mercado será afetado nessa crise e como consequência e realizar a adaptação da estratégia de negócios de cada aluno. Isto é fundamental para construir um plano de crescimento de retomada no momento pós crise.

Neste momento delicado é necessário criar e readequar produtos e serviços para se diferenciar no mercado. O próprio Exponential Club passou por essa adaptação com sucesso. O que antes seria uma imersão presencial se tornou um produto totalmente online.

O momento é crucial para criar conexões sinceras e reciprocidade com clientes, que formarão a base da retomada. Ricardo está ajudando vários empreendedores a aumentar a interatividade e a conexão com seus clientes nesta fase aplicando ele mesmo o que ensina como método em sua escola.

Ele atende as dores presentes nos negócios de cada participante e trabalha nos obstáculos que cada um deles está enfrentando nesse momento delicado de crise. Também traz insights valiosos de como usar o Marketing Digital para reinventar o seu negócio.  Afinal, é inegável que a pandemia acelerou a transformação digital no Brasil.

Como participar

Dependendo do caso e da necessidade, o Exponential Club ainda oferece um apoio para a execução do plano de implementação através de mentorias individuais.

“Percebi que existia uma preocupação do empresário em como trazer para dentro de casa os conceitos aprendidos, bem como executar os planos de ação uma vez que sempre falta tempo na agenda. Por isso, criamos um modelo de acompanhamento flexível que irá garantir que a transformação seja implementada”, diz Ricardo.

As turmas possuem vagas limitadas. Para saber mais sobre datas, inscrição e lista de espera basta acessar o site do Ricardo Mello onde você pode conhecer mais sobre seus projetos: www.ricamello.com.br

Website: http://www.ricamello.com.br