Cuidados Essenciais ao fazer um Empréstimo Pessoal Online

Porto Alegre, RS 24/12/2019 –

Ninguém está livre de imprevistos. O empréstimo pessoal online é uma das melhores maneiras de conseguir dinheiro rápido, mas é preciso se precaver com certos cuidados ao tomar essa decisão. Especialmente pelo fato da alta probabilidade de cair em golpes online. As facilidades de dispensar papeladas ou de ter que procurar por uma loja física, exige um pouco mais de cuidados na hora de sair preenchendo os dados em qualquer site que se encontra na internet.

Para ajudar com isso, o Seu Crédito Digital, site especializado em bancos digitais, fintechs, cartões de crédito e empréstimo em geral, elencou aqui neste artigo 5 cuidados que se deve ter ao fazer um empréstimo pessoal online.

Procurar pelas opções mais confiáveis

Primeiramente, é importante avaliar todas as opções disponíveis no mercado, considerando a credibilidade das instituições. Uma consulta prévia ao site Reclame Aqui, e consultar as instituições financeiras autorizadas no Banco Central do Brasil é indispensável.

Existem algumas fintechs que oferecem empréstimo pessoal online, através de uma parceria como correspondente bancário. Um bom exemplo que pode ser mencionado é a fintech Bom Pra Crédito, que recentemente fechou uma parceria com o Banco do Brasil, e neste momento conta com dezenas de parceiros ativos.

Cuidado com a taxa de juros

Algumas financeiras cobram taxas de juros superiores a 20% ao mês, especialmente para quem possui restrições cadastrais no SPC ou Serasa. Neste caso, o mais recomendável é procurar por taxas de juros menores, através do crédito consignado, ou crédito com garantia de imóvel ou veículo, fugindo da agiotagem legalizada.

Consultar o Custo Efetivo Total do Empréstimo Pessoal Online

O Custo Efetivo Total – CET, é o que define se o empréstimo pessoal será barato ou caro. Ou seja, quanto menor for a taxa do CET, menos se paga por um empréstimo. Portanto, o mais recomendável é comparar sempre os percentuais cobrados pelas instituições financeiras, como bancos e fintechs, considerando o Custo Efetivo Total, e nunca simplesmente a taxa de juros.

Muito cuidado com os golpes

Cada vez mais os golpes estão tornando-se mais sofisticados, e difíceis de serem percebidos pelos usuários. Por inúmeras vezes, empresas de fachada criam sites temporários para fazer um maior número de vítimas. Portanto, é altamente recomendável uma pesquisa prévia sobre a empresa que está oferecendo crédito.

Jamais fazer depósito antecipado

Neste mesmo sentido, criminosos também costumam cobrar um depósito antecipado para a cobertura de taxas ou para qualquer outro tipo de cobrança. Isso é ilegal, e fatalmente trata-se de um golpe.

Considerações finais

Por fim, cabe ressaltar que um empréstimo pessoal somente deve ser utilizado em último caso. O melhor a se fazer é manter um bom planejamento financeiro, aprender a criar uma reserva de emergência e aprender cada vez mais sobre as finanças. É uma pena que os brasileiros tenham uma deficiência tão grande na educação financeira, sendo que a maioria não sabe lidar adequadamente com o dinheiro. Entretanto, nada que não se possa resolver através de um bom curso de educação financeira.

Imagem: aodaodaodaod/shutterstock.com

Website: https://seucreditodigital.com.br/