Cuidados necessários com carro durante o período de quarentena

22/4/2020 –

Veículo parado na garagem requer cuidados para evitar problemas no funcionamento de alguns componentes.

Diante das medidas de contenção para reduzir o índice de contaminação do coronavírus, governos do mundo inteiro tem incentivado o isolamento social, estimulando as pessoas a ficarem em casa. Com a diminuição dos deslocamentos, carros ficam mais tempo parados em garagens ou até mesmo nas ruas, sujeitos às mais diferentes adversidades que podem comprometer seus componentes e até mesmo seu desempenho e funcionamento.

Um dos primeiros cuidados com o veículo é onde deixá-lo guardado durante o período de quarentena. Segundo o gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, é importante que o carro esteja protegido do sol e outras intempéries para proteger seus componentes externos e pintura, por exemplo. “Caso a pessoa não tenha uma garagem coberta, tente arrumar uma capa protetora para esse período”.

A quarentena pode ainda trazer para seu veículo alguns resultados inesperados e indesejados. Alguns componentes como os pneus podem sofrer deformações. Para evitar que isso ocorra, o motorista deve colocar a calibragem máxima permitida pelo fabricante, antes de deixa-lo estacionado. A palheta do limpador também pode sofrer danos e, por isso, deixe-a afastado do vidro, nesse período.

Segundo o executivo, o veículo mesmo parado consome energia e, por isso, o dono do carro deve rodar em pequenos trajetos a cada 15 dias em média. “Mas se isso não for possível, a recomendação é desliar o cabo negativo da bateria”. Desligando o cabo, alguns equipamentos podem perder a configuração, porém isso é facilmente resolvido com o término do isolamento social. Outro cuidado que o dono do carro deve ter é com o reservatório de partida a frio. Ele deve ser esvaziado para evitar a oxidação do combustível e a consequente obstrução no sistema. O tanque de combustível também merece atenção especial durante o período de parada. “O ideal seria escoar todo o combustível, mas nem sempre isso é possível. Há quem defenda que o tanque fique cheio, evitando assim oxidação, porém a tendência é que o combustível se deteriore a partir do segundo mês”. Para evitar que isso ocorra, o gerente aconselha a colocar um combustível aditivado, já que tem uma vida mais prolongada.

O motorista não deve esquecer de deixar seu carro guardado bem limpinho: “A limpeza do veículo, por dentro e por fora também é importante, já que restos de comida podem atrair insetos, além de dificultar a remoção de manchas de sujeira no futuro”, explica Silva.

Sobre a Nakata Automotiva:

A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 65 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas também por meio de seus canais digitais, como o catálogo Nakata online que oferece busca fácil e rápida dos produtos e aplicações. Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

Website: https://www.nakata.com.br/

Web Site: