Customer experience: qual a importância para um negócio?

São Paulo, SP 20/1/2020 –

O comportamento do consumidor vem mudando ao longo dos últimos anos. Com a implementação da tecnologia nos processos de compra e venda, é possível adquirir um produto com muito mais agilidade e ter acesso a uma infinidade de opções em diferentes mercados. Segundo o Global Customer Experience Benchmarking Report, da Dimension Data, 81% das empresas pesquisadas dizem que a experiência do consumidor é um diferencial competitivo. Apesar disso, a maioria das marcas parece não conseguir progredir nesse quesito.

Essa realidade mostra a necessidade de adaptação das marcas ao mundo digital, principalmente com a concorrência que abrange além do mercado nacional. É importante que o investimento em transparência, comprometimento com a jornada do consumidor e segurança sejam levados em consideração tanto quanto o valor de um produto, a fim de proporcionar uma experiência segura, agradável e que gere fidelidade por parte do cliente.

Isso acontece devido ao volume de informações das quais os consumidores tem acesso. Se antes a influência era criada apenas por comerciais em televisões ou conversas com conhecidos, hoje toda a reputação da empresa está a um clique de distância. Com a internet, é possível conhecer a linha de produção e os laços da empresa com os seus fornecedores, determinando a evidência de uma marca em relação às outras de um mesmo segmento. Então, se uma loja não se adapta com a transformação digital, por exemplo, pode levar a um impacto em seu rendimento financeiro, uma vez que, isso comprometeria todo o tempo de aquisição ou de produção de um produto.

Para o vice-presidente de vendas da DocuSign, empresa pioneira e líder em assinatura eletrônica, Gustavo Brant, é importante que uma empresa esteja ciente das exigências por parte dos clientes, fazendo com que a preferência esteja na excelência do atendimento e em todo o processo de compra. “Hoje em dia é comum encontrarmos muitas empresas oferecendo soluções semelhantes umas às outras e isso é um ponto muito positivo para o consumidor, estimulando uma competição ao mercado, incentivando o lojista a buscar cada vez mais por melhorias em seus sistemas, facilitando toda a jornada dentro de seu e-commerce”, diz.

Nesse contexto, percebe-se que a preferência ao autoatendimento e a necessidade de compromisso da marca com a compreensão da necessidade de seus clientes funcionam como o maior diferencial, principalmente quando vem unido à transparência de todo o processo por trás da produção. Estar à frente de inovações e implementá-las em seu sistema pode ser uma solução para que, mesmo com o auto índice de compras em e-commerces, lojas nacionais consigam competir de maneira mais igual no mercado.

Com o uso de uma única solução de Agreement Cloud, que engloba desde a assinatura eletrônica até o versionamento de documentos, é possível perceber diferentes benefícios, como a redução de tempo, investimentos, arquivamento físico e energia dos funcionários. Desde 2003 a DocuSign, empresa líder em assinaturas eletrônicas, já ajudou pessoas em todo o mundo a substituir quase 20 bilhões de folhas de papel por processos digitais, incentivando a estratégia em departamentos diversos, focando em um melhor atendimento e disseminação de propósitos, além de proporcionar a expansão de marcas nacionais em diferentes regiões do mundo.

Website: https://www.docusign.com.br/