Daniel Murray lança CD ‘Sombranágua’ neste sábado, 19, com concerto virtual

São Paulo, SP 18/12/2020 – Há alguns anos senti que precisava escrever também para outros instrumentos

Repertório apresentará versões para violão solo e contará com a participação do Septeto Autoral, por meio de vídeos inéditos; disco já está disponível nas plataformas digitais

O compositor e violonista Daniel Murray lança neste sábado (19), às 19 horas, o seu 13º disco “Sombranágua: Septeto Autoral”. O concerto virtual será transmitido ao vivo, diretamente do Estúdio 185, em São Paulo, nas páginas do YouTube (https://youtu.be/L6VSJ6mXNSE) e Facebook. O repertório apresentará versões para violão solo e contará com a participação dos músicos do Septeto, por meio de vídeos inéditos gravados à distância e produzidos especialmente para o show.

A parceria de Daniel com os renomados músicos intérpretes de “Sombranágua” – Luiz Amato (violino), Sarah Hornsby (flauta), Gustavo Barbosa-Lima (clarinete), Adriana Holtz (violoncelo), Pedro Gadelha (contrabaixo) e Caito Marcondes (percussão) – completa quatro anos em janeiro.

“Já havia tido a oportunidade de tocar com cada um deles, separadamente em outros trabalhos, e o amor pela música, admiração mútua e amizade já nos unia há algum tempo. O processo de criação do disco foi simultâneo a ensaios e concertos, e pude contar com a contribuição genial dos intérpretes”, diz Daniel.

“Sombranágua” revela referências ecléticas do violonista filtradas pelas experiências íntimas e emocionais, sua conexão com a natureza, a família e os amigos. O resultado do trabalho, que tem produção musical de Paulo Bellinati e já está disponível nas plataformas digitais, traduz uma sonoridade caórdica, que explora diferentes linguagens da música instrumental brasileira e da erudita contemporânea.

“Há alguns anos senti que precisava escrever também para outros instrumentos. Acredito que esse sentimento faça parte de uma busca interna natural por crescimento, renovação e realização como músico e autor. Nesse repertório, o violão – misturado aos diferentes instrumentos dessa formação, é parte integrante do grupo e a minha voz como instrumentista e compositor”, reflete Daniel.

Segundo o produtor musical do disco Paulo Bellinati, “Sombranágua” se insere no universo da música instrumental brasileira, com ecletismo. “Um septeto poderia dar a impressão de um disco de música de câmara erudita, porém, temos aqui um resultado completamente original que visita, com extremo bom gosto e competência, estilos da MPB como o baião, maracatu, xaxado, choro, samba, valsa, entre outros”, afirma.

No concerto, assim como na obra, o público terá a oportunidade de presenciar outras facetas de Daniel como solista, arranjador e compositor. “Neste disco, ele atinge uma maturidade artística total: como violonista e também na criação das peças, dos arranjos e na brilhante execução e idealização de todo o projeto. ‘Sombranágua’ é um álbum completo, que revela a qualidade deste grande artista”, diz Bellinati.

O lançamento, que previa três shows presenciais em diferentes cidades, foi adaptado para transmissão on-line. Daniel tocará versões para violão solo de obras presentes no disco e o Septeto Autoral participa em três peças, por meio de vídeos inéditos, gravados à distância pelos músicos.

No repertório do concerto estão faixas como “Ensimesmada”, “14 de fevereiro”, “Choro para Olga”, “20 de junho”, “Ciranda Imaginária”, “Canção e Dança” e “Sombranágua”, que tem a participação de Henrique Vasconcellos, filho de Daniel, tocando ukulele.

“Além de gravar com meu filho, aproveitamos os casais do Septeto Sarah e Pedro, Adriana e Luiz, para que gravassem juntos. Caito e Gustavo gravaram isoladamente. Passamos o Dia do Músico (22/11) gravando, sem nos encontrarmos, seguindo todos os protocolos de segurança e com intervalos para higienização”, diz Daniel.

Premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apoio do ITC (Instituto Totem Cultural) e lançado pelo selo Totem Musicais, “Sombranágua” apresenta a sonoridade do grupo Septeto Autoral com muita brasilidade.

As 15 faixas mostram diferentes atmosferas de sonoridade única, resultado da simbiose entre os instrumentos, algumas vezes improvisados, outras com versões expandidas. O disco foi gravado em fevereiro, finalizado durante a pandemia e já está disponível nas plataformas de streaming.

Lançamento do CD ‘Sombranágua: Septeto Autoral’

Concerto virtual: sábado, 19/12, às 19 horas

Links: YouTube (https://youtu.be/L6VSJ6mXNSE) e Facebook (https://www.facebook.com/daniel.murray.56808)

O CD: plataformas digitais (https://sl.onerpm.com/6018108483?_ga=2.68304849.1935834968.1607080366-906479401.1604339767)

Site: https://www.danielmurray.com.br/sombranagua/

Sobre Daniel Murray

Considerado um dos mais talentosos violonistas brasileiros de sua geração, Daniel Murray desenvolve ativa carreira como intérprete e compositor, apresentando-se no Brasil, América Latina e Europa desde 1998.

A conquista de seu primeiro prêmio, no “Concours International de Guitarre de Trédez- Locquémeau”, em Bretanha (França), aos 14 anos de idade, marca o início de sua carreira. A discografia é composta por 12 álbuns, cinco deles dedicados ao violão solo.

Em 2015, foi indicado ao “Prêmio Concerto” por sua atuação como solista. No ano seguinte, gravou na Dinamarca o álbum “Brazilian Landscapes” (OurRecordings/Naxus), ao lado de Michala Petri (flauta doce) e Marilyn Masur (percussão), com o qual conquistou a medalha de prata no Global Music Award. Também em 2016, sua composição “Canção e Dança” lhe rendeu o primeiro lugar no “Concurso Novas III”.

Em 2018, Daniel recebeu o prêmio de destaque no FMCB (Festival de Música Contemporânea Brasileira) por sua performance em homenagem a Egberto Gismonti. No ano seguinte, lançou o disco “Universo Musical de Egberto Gismonti”, produzido pelo próprio Egberto no contexto da parceria entre seu selo “Carmo” e a gravadora alemã ECM.

Website: https://www.danielmurray.com.br/sombranagua/