De olho nas operadoras de telecom: setembro/outubro

São Paulo 9/10/2020 – Resumo das principais notícias de telecom de setembro e outubro

O mundo das operadoras de telecom anda bastante agitado em 2020. O Melhores Ofertas segue de olho nas principais novidades com mais um compilado do que aconteceu de mais relevante no fim de setembro e início de outubro.

Oi +Alegria é o novo Clube de vantagens da operadora

Em parceria com a empresa EasyLive, a Oi lançou o Oi +Alegria, clube de fidelidade que não necessita do acúmulo de pontos ou valores para trocá-los por descontos ou cupons, ou seja, o cliente da operadora tem acesso gratuito à plataforma e pode desfrutar de diversos produtos e serviços.

Com voucher de até 70% de desconto, os consumidores da operadora têm vantagens para utilizar sem sair de casa, visando o cenário mundial da pandemia do novo coronavírus, os cupons são aceitos em Cine Drive In, delivery de bebidas, assinaturas e produtos geek, jornais, revistas, games, compras virtuais, serviços de ginásticas e nutricionistas.

Nextel agora é Claro nxt

Em meados de 2019, a América Móvil, responsável pelo grupo de empresas da Claro, comprou a antiga operadora Nextel. A compra foi feita por mais de R$3 bilhões, e visa incorporar mais serviços dentro do catálogo da operadora, além de uma maior rede de cobertura.

O anúncio do novo nome foi feito no segundo semestre de 2020, mas só agora a campanha começa a ganhar força, ressaltando os benefícios que os consumidores tendem a receber com a junção. Entre eles, maior cobertura de 4.5G, o que pode ajudar na chegada da tecnologia 5G nos próximos meses.

Globosat faz mudanças na identidade

Lançado em 2007, o canal Globosat surgiu como um gostinho do que seria a tecnologia Full HD no Brasil. De lá para cá, o canal evoluiu oferecendo conteúdos exclusivos para os assinantes, tanto na TV como na internet.

Recentemente o Grupo Globo vem fazendo alterações importantes nas suas marcas, reforçando a presença digital e permitindo que os usuários possam acessar seus conteúdos favoritos de qualquer lugar.

O +Globosat, que oferecia conteúdos documentais através das operadoras de TV por assinatura , além dos canais pagos da Globo, agora passa a se chamar Mais na Tela. Para acessar as novelas, filmes, séries, shows, desenhos e muito mais, basta usar o mesmo login e senha de antes.

Governo federal afirma que levará 10 mil Km de fibra óptica ao Norte do Brasil

Ao lado do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, o presidente Jair Bolsonaro lançou no Palácio do Planalto o programa Norte Conectado com o intuito de proporcionar a inclusão digital na região amazônica, com a construção de 10 mil km da tecnologia fibra óptica para internet fixa por meio de um ambiente subfluvial.

Com nove fases programadas, o projeto prevê o benefício a nove milhões de pessoas em mais de 59 municípios brasileiros, com o investimento inicial de R$ 1 bilhão. A primeira fase acontece nas áreas de Macapá (AP), Alenquer (PA), Almeirim (PA) e Santarém (PA).

TIM adia lançamento do 5G no Brasil

De olho na tecnologia 5G desde 2019, a TIM pretende abraçar um nicho de mercado diferente do que as concorrentes Vivo e Claro já fazem atualmente.

Previamente anunciada para setembro, a chegada da tecnologia dentro dos serviços de telefonia móvel da operadora foi adiada para outubro, porém ainda sem data definida. Ao que tudo indica, enquanto as demais operadoras oferecem 5G dentro dos planos de celular, a TIM quer trabalhar com banda larga móvel.

As cidades onde o serviço deve chegar primeiro também estão em outro foco: os estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Um dos benefícios esperados é que os clientes possam comprar o dispositivo em uma loja ou pelo site, e fazer a instalação sem a necessidade de um técnico.

5G pode ser realidade nas capitais ainda em 2021

Um dos grandes desafios para a implementação do 5G no Brasil diz respeito à estrutura de banda para suportar a conexão em toda a sua capacidade. De acordo com a Anatel, a frequência de 3.5 GHz não é um impedimento, já que nas grandes capitais ela já está presente.

Entre as discussões mais acaloradas sobre o uso do 5G por aqui, está o fato de que a rede de telecomunicações na grande maioria das cidades não trabalharia em capacidade máxima, oferecendo pouquíssima diferença de conexão para os usuários. Atualmente, as frequências mais usadas nas cidades acabam sendo compartilhadas por celulares, sinal de TV, rádio e outros dispositivos de comunicação.

Operadoras como Vivo e Claro já oferecem uma prévia da tecnologia no país, mas ainda não estão atuando de forma integral com o serviço. O esperado é que a regulamentação dos satélites contribua para que a estrutura de rede ganhe mais corpo para dar conta da demanda que a frequência do 5G vai receber nos próximos anos.

Website: https://melhoresofertas.net/