Dedo em garra é comum em mulheres, aponta pesquisa

SÃO PAULO 5/9/2019 –

O dedo em garra é uma deformidade que normalmente surge do encurtamento das articulações e também causa problemas estéticos. Uma pesquisa realizada pela empresa de palmilhas sob medida Pés Sem Dor revelou que 15% da população possui a deformidade.

A patologia é progressiva e começa com uma pequena mudança no alinhamento dos dedos. “Em casos muito graves, somente uma cirurgia pode trazer a correção e o alinhamento”, afirma Mateus Martinez, Diretor de Fisioterapia da Pés Sem Dor e coautor da pesquisa.

O mau posicionamento do pé é o principal vilão causador da deformidade. O uso constante de salto alto também justifica o fato de ser mais frequente entre as mulheres.

“O salto joga todo o peso pra ponta do pé, isso favorece muito os dedos em garra. Os calçados apertados e com bicos finos podem ser facilmente evitados, já em casos de doenças reumáticas e neurológicas como artrite, diabetes e AVC, a prevenção deve ser feita com alimentação saudável e atividades físicas”, alerta Martinez.

Os principais sintomas são dores, formação de calos, inchaço nos dedos, vermelhidão e rigidez dos dedos. O uso de calçados espaçosos já previne a deformidade. Um tratamento simples também é o uso de palmilhas ortopédicas. Além disso, pequenos exercícios fisioterápicos, como puxar e empurrar a toalha com os dedos, podem melhorar a mobilidade e força dos dedos.

A consulta foi realizada com 2.940 brasileiros e traz diversos dados sobre complicações e riscos que as pessoas estão expostas quando se submetem a muitas horas de trabalho em pé sem a ergonomia adequada. O estudo completo e dicas de prevenção e alívio estão disponíveis ao público em https://www.pessemdor.com.br

Website: http://www.pessemdor.com.br