Dermatite atópica pode trazer impactos físicos e emocionais para adultos e adolescentes

São Paulo, SP 11/12/2019 – Os casos moderados e graves são os menos comuns, mas os que causam maior impacto físico e emocional para os pacientes.

A dermatite atópica, doença causada por um desbalanço na resposta imunológica com predomínio da inflamação do tipo 2, pode acabar isolando adultos e adolescentes do convívio social. Tal isolamento está relacionado aos sintomas frequentemente aparentes, como lesões na pele, coceira, rachaduras e vermelhidão.

Pesquisas revelam que adolescentes entre 14 a 17 anos perdem em média 26 dias escolares por conta da enfermidade. Quadros de depressão estão presentes em mais da metade (52%) dos adolescentes e 39% deles relatam ter sido vítimas de bullying por causa da dermatite atópica em algum momento da vida. Durante as crises, 50% dos adolescentes se preocupam sobre serem vistos em público e 36% dizem que têm sua autoconfiança abalada.

A doença apresenta graus que variam entre leve, moderado e grave. Os casos moderados e graves são os menos comuns, mas os que causam maior impacto físico e emocional para os pacientes. Uma pesquisa realizada em 2018 pelo Instituto Ipsos com 199 pacientes adultos com dermatite atópica moderada a grave em 11 cidades brasileiras revelou que estes faltam ao trabalho cerca de 21 dias por ano devido aos sintomas da doença, contabilizando um mês de trabalho.

De acordo com o levantamento, 35% dos pacientes já sofreram algum tipo de preconceito. A discriminação ocorre em ambientes variados, como no transporte coletivo (49%), no local de trabalho (44%) e em escolas ou faculdades (34%). Além disso, 1 em cada 10 entrevistados já perderam a vontade de viver em decorrência da doença. O mesmo número já recorreu a alguma adição para lidar com a doença, sendo o fumo (56%) e a bebida alcoólica (25%) as fugas mais citadas pelos entrevistados.

Custos diretos e indiretos
Segundo a pesquisa, feita a pedido da Sanofi em parceria com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) e com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 6% dos pacientes com dermatite atópica moderada a grave já precisaram ser internados por conta da doença. As internações levam, em média, 9 dias e em 33% dos casos o motivo da internação é a presença de quadro infeccioso superposto. No caso das internações, 50% dos casos foram pagos por convênio médico dos pacientes. Já as internações pelo SUS representaram 42% dos casos, enquanto o índice de internações particulares foi de 8%.

O mecanismo da doença
A dermatite atópica é hereditária e pode atingir crianças, adolescentes e adultos. Sua causa ainda é desconhecida, mas estudos científicos recentes revelaram que pacientes com DA têm hiperativação da via inflamatória do tipo 2 mediada pelas interleucinas 4 e 13 (IL 4 e IL 13), duas proteínas responsáveis por iniciar e manter o processo inflamatório que ocorre nas camadas mais profundas da pele. Além disso, o prejuízo na função da barreira cutânea permite que antígenos e alérgenos, substâncias que existem no meio ambiente e que podem induzir uma reação alérgica, entrem em contato mais facilmente com o organismo de um paciente com DA, desencadeando o processo inflamatório em um ciclo que se autoperpetua.

Sobre a Sanofi
A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas.
Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo.

Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.

Referências
1 – Eichenfield et al. Guidelines of Care for Atopic Dermatitis. J Am Acad Dermatol. 2014;70(2):338-51.
2 – European Dermatology Forum. Guideline to treatment. Available at: http://www.euroderm.org/edf/index.php/edf-guidelines/category/5-guidelines-miscellaneous?download=36:guideline-treatment-of-atopic-eczema-atopic-dermatitis. Accessed December 2016.
3 – Gelmetti and Wolleberg. Atopic dermatitis- all you can do from the outside. Br J Dermatol. 2014;170 Suppl 1:19-24.
4 – National Institutes of Health (NIH). Handout on Health: Atopic Dermatitis (A type of eczema) 2013. Available at: http://www.niams.nih.gov/Health_Info/Atopic_Dermatitis/default.asp. Accessed October 2016.
5 – Patient perspectives on the management of atopic dermatitis. Zuberbier T1, Orlow SJ, Paller AS, Taïeb A, Allen R, Hernanz-Hermosa JM, Ocampo-Candiani J, Cox M, Langeraar J, Simon JC. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16815160

Website: https://www.sanofi.com.br/

Web Site: