Dermatologistas alertam para riscos com procedimentos de harmonização facial

Campinas, SP 23/10/2020 – Cada pessoa tem características próprias que precisam ser muito bem avaliadas antes da aplicação de qualquer técnica, explica a dermatologista Anelise Dutra

Popularizado na mídia e em redes sociais por definir padrões de beleza de celebridades, procedimento deve valorizar a escolha de uma clínica idônea e de dermatologistas para aplicar as técnicas

O aumento significativo da procura por procedimentos de harmonização facial atesta os benefícios destes recursos cosmiátricos para uma aparência saudável e bem cuidada. Embora tenha conquistado posição de destaque na mídia e nas redes sociais ao definir padrões de beleza de celebridades, os bons resultados obtidos com as técnicas de harmonização devem, prioritariamente, considerar a escolha de uma clínica idônea e de dermatologistas para aplicá-las com critério, conhecimento e segurança.

No Google Trends, ferramenta que monitora as pesquisas no buscador, a procura pelo termo “harmonização facial” cresceu 540% entre janeiro e julho deste ano.

Os procedimentos de harmonização facial proporcionam um aspecto saudável à pele, suavizando rugas dinâmicas, imperfeições cutâneas, entre outros benefícios. Além desses resultados, que em muito contribuem para melhorar a autoestima, as buscas medidas pelo Google Trends são impulsionadas por padrões de beleza difundidos por astros da cultura pop.

Mas, mesmo entre os famosos, nem sempre os resultados de harmonização fácil se mostram satisfatórios. Recentemente, o cantor Lucas Lucco afirmou estar revertendo o processo de harmonização por não reconhecer mais os próprios traços.

A procura por procedimentos de harmonização facial pode ter várias motivações, mas é importante que se busque, necessariamente, um profissional capacitado para realizar os procedimentos, seja ele dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ou cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

De acordo com a dermatologista Anelise Dutra, a popularidade da harmonização facial trouxe também a banalização do procedimento. “Cada pessoa tem características próprias que precisam ser muito bem avaliadas antes da aplicação de qualquer técnica”, afirma.

Para o dermatologista Victor Fernandes, a harmonização é bastante indicada para pessoas cujos sinais de envelhecimento são mais evidentes. “Os mais jovens buscam cada vez mais os procedimentos, mas é necessário que os critérios levem em consideração os traços e as condições da pele para que o paciente não chegue ao ponto de não reconhecer os próprios traços”, diz.

Outro aspecto observado pelo dermatologista Dário Rosa diz respeito aos materiais empregados nas técnicas de harmonização e que devem ser aplicados com critérios. “Em geral, na clínica utilizamos ácido hialurônico, toxina botulínica e substâncias como fenol, ácido tricloroacético e ácidos alfahidróxidos, que são bastante seguros”, enumera.

CONHEÇA ALGUMAS TÉCNICAS

Toxina botulínica

A aplicação de toxina botulínica é indicada para suavizar rugas dinâmicas, que aparecem com a movimentação dos músculos e são muito comuns na fronte. A técnica permite amenizar os pés de galinha e também “levantar” a sobrancelha.

Preenchimento cutâneo

Para aumentar o volume das maçãs do rosto, dos lábios, do queixo e também para nivelar e suavizar sulcos e rugas, o preenchimento cutâneo é feito geralmente com a aplicação de ácido hialurônico.

Peeling químico

Nesta técnica são utilizadas substâncias como fenol, ácido tricloroacético e ácidos alfahidróxidos. O peeling químico é indicado para suavizar a textura da pele, pois remove camadas danificadas pela exposição ao sol, rugas, manchas senis, assim como acnes e sardas.

Bichectomia

Procedimento cirúrgico, a bichectomia consiste na realização de pequenos cortes no interior da boca para remover bolsas de gordura acumuladas em ambos os lados da face. Este procedimento permite realçar as maçãs do rosto.

Seja qual for o procedimento indicado pelo dermatologista, a harmonização facial surte os melhores efeitos quando realizada em ambiente adequado, observando-se protocolos médicos e também com acompanhamento no período de pós-intervenção para garantir recuperação plena ao paciente.

Website: http://www.dermatologiaunique.com.br