Derrubada de veto presidencial sobre folha de pagamento evitou demissão em massa

São José do Rio Preto, SP 7/12/2020 – Neste momento de incertezas e o fechamento de postos de trabalho, a prorrogação da desoneração da folha de pagamento é fundamental para a manutenção de empregos

Luiz Carlos Motta (PL-SP), apoiador dos interesses trabalhadores, votou pela derrubada do veto que atinge mais de seis milhões de empregados

O Congresso Nacional derrubou, no mês passado, veto do presidente Jair Bolsonaro sobre à desobrigação da folha de pagamento em 17 setores da economia, nas áreas de comunicação, tecnologia, transporte coletivo, construção civil e têxtil.

A medida foi incluída em um projeto emergencial de manutenção de empregos e permite que as empresas paguem alíquotas de 1% a 4,5% ao invés de 20% sobre a folha de salários. Companhias argumentam que o fim da desoneração, em um momento de crise, geraria demissões em massa.

Com 430 votos a favor e 33 contra, a lei estabelece a prorrogação da desoneração até 31 de dezembro de 2021. Motta afirma que “neste momento de incertezas na economia e o fechamento de milhares de postos de trabalho, a prorrogação da desoneração da folha de pagamento é fundamental para a manutenção de empregos”.

Centrais sindicais e associações dos setores contemplados organizaram vários protestos pela derrubada do veto presidencial na Avenida Paulista, além da derrubada do veto, os grupos pedem prorrogação do auxílio emergencial e o aumento do benefício.

Website: https://www.camara.leg.br/deputados/204485