Descontos nas mensalidades das escolas ajudam pais a manter qualidade da educação dos filhos

18/2/2020 –

Pesquisas recentes revelaram que as escolas privadas no Brasil perderam 351 mil alunos do ensino médio entre 2014 e 2018, valor equivalente a quase um terço (27%) do número de estudantes que possuía.

Esse é um efeito da crise econômica do país, que afeta também o setor educacional. Uma pesquisa realizada pelo marketplace de educação Melhor Escola apontou que a inadimplência nas escolas particulares brasileiras é de 20%.

Gilson, diretor do Instituto Maranata de Ensino, localizado em São Paulo, afirma que “a escola particular é um dos segmentos mais atingidos por essa crise porque quando os pais perdem o emprego ou tem a renda diminuída, a primeira coisa que fazem é tirar a criança da escola particular e colocar na escola pública”.

Nesse cenário, os pais e alunos que buscam por ensino de qualidade acabam procurando outras alternativas, como instituições federais ou militares. Entretanto, a busca por bolsas de estudo é a alternativa que mais tem crescido nos últimos tempos.

Um exemplo disso é o Melhor Escola, que realiza parcerias com instituições do ensino privado para disponibilizar descontos nas mensalidades. Atualmente, é o maior marketplace de ensino básico da América Latina e recebe mais de 20 mil acessos diários.

Embora disponibilizar descontos nas mensalidades pareça ser uma prática que resulta em prejuízo, essa é uma saída que diversos gestores utilizam para manter as salas de aula cheias. O site conta hoje com mais de 3 mil escolas parceiras.

Gilson conta que a parceria com o marketplace é vantajosa tanto para gestores quanto para pais. “A parceria com o Melhor Escola foi interessante porque ajudou muitos pais que estavam com dificuldades em pagar a mensalidade integral a ter uma bolsa parcial. E para a escola foi uma boa [opção] porque nós repusemos também uma série de alunos que saíram.”, afirma ele.

A parceria não exige investimento inicial e as escolas ainda recebem divulgação gratuita na internet. O único requisito do site é o compromisso das escolas de isentar o aluno da primeira parcela que ao invés de ser paga na escola, é paga pelo pai dentro do marketplace Melhor Escola.

Sobre o Melhor Escola

O site Melhor Escola foi criado em 2012, depois que seu idealizador, Juliano Souza, se frustrou ao não encontrar uma ferramenta que o ajudasse a escolher uma escola para seu filho. Hoje, o portal conta com informações de todas as escolas cadastradas no MEC (mais de 193 mil), além de avaliações de pais, alunos, ex-alunos e professores.

Em 2016, o site passou a fechar parceria com escolas particulares para divulgação de bolsas parciais de estudo com objetivo de ajudar as famílias brasileiras com limitados recursos financeiros. Atualmente são mais de 5.000 escolas parceiras oferecendo bolsas de 20 a 80% pelo site. Para garantir a bolsa, os pais devem fazer a pré-matrícula dentro do site no valor da matrícula ou primeira mensalidade com desconto.

Website: http://www.melhorescola.com.br