DESIGN DESMODRÔMICO

brasil 28/3/2013 – existe design em todo lugar, mesmo que não explicitamente

Em Abril, chega às livrarias o novo livro de Ligia Fascioni, “Design Desmodrômico”, pela 2AB Editora. A curiosidade já começa pelo título escolhido. A autora explica que ficou encantada com uma palavra que aprendeu faz pouco tempo: desmodrômico. “Adorei este termo, criado pelo engenheiro Fabio Taglioli, que trabalhava na equipe de carros de corrida da Mercedes Benz nos anos 50 e que significa controlar a atuação em diferentes dimensões. Acho que o design é isso, completamente desmodrômico”.
Com edição de Vítor Barreto, coordenação editorial de André Beltrão e projeto gráfico do Studio Creamcrackers, o novo livro da 2AB Editora é dividido em duas partes. Na primeira parte, Ligia convida o leitor a pensar sobre o design com textos sobre a área e a atitude profissional de designers, mas também com outros que, aparentemente, fazem parte de diferentes áreas de conhecimento. E a ideia da autora é esta mesmo, mostrar que tem design em todo lugar e que, para perceber isto, basta “usar as lentes certas” para ver o mundo.
A segunda parte do livro é dedicada a um assunto que está na moda: Design Thinking. Segundo Ligia, é a parte do livro para designers e não designers conhecerem o básico sobre o assunto. Depois deste primeiro contato, quem tiver interesse, irá partir para um conhecimento mais profundo.
Design Thinking foi um termo cunhado pelo escritor Tim Brown para expressar a diferença entre ser designer e pensar como designer. Ou seja, o Design Thinking é uma ferramenta de gestão e inovação que não substitui o trabalho do designer, mas se torna cada vez mais importante dentro de um negócio. E este termo caiu como uma luva para Ligia. “Muitos me perguntam: se você não é mais engenheira eletricista, mas também não é designer. O que você é? E eu respondo: Uma design thinker!”, conta a autora.
“Design Thinking não é super-herói, não é investimento com retorno garantido, não é santo milagroso, não é projeto de design. Mesmo assim, se eu fosse você, apostaria nele”. É com esta frase que Ligia Fascioni termina seu livro. Quer entender melhor esta afirmação e saber porque vale apostar nele? Leia “Design Desmodrômico”.

Sobre a autora:
Lígia Fascioni é consultora e palestrante nas áreas de marketing, inovação, identidade corporativa e atitude profissional. Engenheira eletricista por formação e paixão, é especialista em marketing e doutora em engenharia de produção e sistemas com foco em gestão integrada do design. Autora de vários livros, tem um site dedicado ao estudo da identidade corporativa (www.ligiafascioni.com.br), e outro sobre viagens de moto (www.duasmotos.com). É colunista de portais de marketing e negócios e atualmente mora em Berlin, Alemanha, com seu marido e a gata vira-lata Sophie Charlotte.

Website: http://www.ligiafascioni.com.br

Web Site: