Design + Tecnologia: projeto utiliza os postes da cidade com Internet das Coisas contra o crime

São Paulo, SP 25/10/2019 – Esse módulo se comunica diretamente com os celulares dos policiais mais próximos no caso de um tiro, explosão ou incêndio

Imagine uma cidade totalmente conectada, com tecnologia de monitoramento capaz de acionar, automaticamente, a polícia, os bombeiros ou a administração pública em caso de tiros ou explosões. Essa é a proposta do MyCitySmart by Metalco, projeto desenvolvido pelo designer Guto Indio da Costa, que propõe uma revolução para transformar as cidades. A ideia é ao integrar em bancos de rua, abrigos de ônibus, totens e postes de iluminação tradicionais uma série de câmeras e sensores que reconhecem o barulho de tiros ou explosões. Com isso os dados são enviados nos celulares dos policiais mais próximos com acesso às imagens do local em tempo real.

“Criamos um módulo inteligente que pode ser integrado em qualquer poste de iluminação existente. Esse módulo se comunica diretamente com os celulares dos policiais mais próximos no caso de um tiro, explosão ou incêndio, empoderando as forças de segurança e trazendo enorme agilidade à resposta ao crime”, explica Guto Indio da Costa. Baseado no uso da Internet das Coisas (IoT), a iniciativa sugere a utilização de todo o mobiliário urbano como fonte para monitorar o espaço público. “Queremos transformar as cidades em espaços dignos e seguros por meio de tecnologia e design. Não se pode mais conceber os índices de criminalidade nas cidades brasileiras com toda tecnologia que hoje temos disponível”, diz Guto. Ele ainda esclarece mais uma funcionalidade do projeto. “As cidades são um sistema vivo, e o MyCitySmart tem a capacidade de apoiar o gerenciamento da cidade, construindo serviços mais rápidos e eficientes para as pessoas”, completa.

O diferencial é que por se tratar de uma rede inteligente e automática, ela prescinde de centrais de monitoramento. O monitoramento é distribuído diretamente aos milhares de celulares dos agentes públicos nas ruas: policiais, guardas de trânsito, bombeiros, e demais autoridades públicas. Dessa forma, os sensores instalados podem “detectar” imediatamente uma emergência e, com isso, acionar o policial mais próximo, já com as informações de localização e imagens em tempo real.

A iniciativa permite que cada cidade customize suas preferências de acordo com suas necessidades e uso. “Podemos, em parceria com as prefeituras, criar uma série de serviços específicos para cada necessidade”, afirma. Para Guto, o grande desafio das cidades inteligentes será a capacidade de analisar dados e usar isso a seu favor, ajustando o planejamento urbano de acordo com as reais necessidades das pessoas. Na avaliação do designer, hoje, as cidades são despreparadas para lidar com os dados e assim criar planejamentos mais assertivos.

O projeto assinado por Guto Indio da Costa é fruto de um longo trabalho realizado nos últimos anos. O SmartCity by Metalco pode estar presente nos bancos de praças e ruas, nas lixeiras, nos abrigos de ônibus, em totens e postes urbanos, ou seja, há oportunidade de se fazer uma completa rede de mapeamento e monitoramento urbano.

Sobre Guto Indio da Costa

Guto Indio da Costa é um dos mais renomados e premiados designers do País. Atualmente dirige os núcleos de design e mobilidade no studio Indio da Costa A.U.D.T, ao lado de seu pai Luiz Eduardo Indio da Costa – um dos maiores arquitetos e urbanistas do Brasil. É autor do projeto dos abrigos de ônibus de São Paulo assim como o do VLT do Centro do Rio de Janeiro, entre muitos outros projetos urbanos. Acaba também de assumir a gestão de estratégia e design da divisão MyCitySmart da Metalco. Nascido no Rio de Janeiro, formou-se em Design no prestigiado Art Center College of Design, passando por Suíça e EUA, os dois câmpus da instituição. Guto lidera uma think tank criativa, que atua de forma estratégica em projetos de design urbano, sistemas de transportes, produtos diversos e experiência de marca. Para saber mais acesse: www.indiodacosta.com

Sobre a Metalco do Brasil

A Metalco do Brasil é fruto da união de duas grandes referências na produção e no desenvolvimento de mobiliário urbano – o Grupo Metalco e a Bellitalia. A companhia tem a missão de embelezar os espaços públicos com soluções práticas e inovadoras, alinhadas à grande paixão pelo design. Qualidade e estética são garantidas com o uso de materiais como aço, madeira e concreto em combinações únicas, que resgatam o prazer em se conviver em espaços públicos. Hoje, a Metalco do Brasil já oferece ao mercado nacional portfólio completo de produtos que são fabricados no País. Para saber mais acesse: www.metalcodobrasil.com.br.

Planin – Assessoria de Imprensa do Guto Indio da Costa e da Metalco do Brasil
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com.br