Diagnóstico molecular proporciona medicina personalizada

Andrea Ferreira Gonzalez conduzirá conferência magna sobre o tema no 53º CBPC/ML

Rio de Janeiro, 15 de agosto de 2019 – No dia 24 de setembro, a conferência magna do 53º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial terá como tema “Diagnóstico Molecular: Fortalecendo a revolução da medicina personalizada”. A palestra da Dra. Andrea Ferreira Gonzalez, presidente da Divisão de Diagnóstico Molecular do Departamento de Patologia do Sistema de Saúde da Virginia Commonwealth University, acontece a partir das 11h30min, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

O diagnóstico molecular é um conjunto de técnicas moleculares que identificam alterações no DNA que possam ser indicativas de doenças genéticas ou câncer, por exemplo. Além disso, é amplamente utilizado para a identificação e confirmação de doenças infecciosas, pois é um método mais rápido e preciso.

Andrea Ferreira Gonzalez é diretora do Laboratório de Diagnóstico Molecular da VCU (Virginia Commonwealth University) Health Systems desde 1994. Desempenhou um papel importante na formulação da política dos Estados Unidos em relação à prática, reembolso e desenvolvimento de diretrizes para diagnósticos moleculares e testes genéticos moleculares. Possui mais de 100 publicações em literatura e capítulos revisados por especialistas sobre o tema. É consultora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA do Painel de Genética Clínica da FDA do Comitê Consultivo de Dispositivos Médicos, Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica. Ela participou do desenvolvimento de diretrizes clínicas com o Clinical and Laboratory Standards Institute e a Association for Molecular Pathology (AMP) da qual já foi presidente. Recebeu o Prêmio de Liderança da AMP por suas importantes contribuições para o campo. A nível internacional, Andrea Ferreira-Gonzalez é membro do Comitê de Educação de Biologia Molecular da Federação Internacional de Química Clínica (IFCC), onde participou nos últimos 6 anos no desenvolvimento de padrões educacionais e oficinas práticas sobre testes genéticos para países em desenvolvimento.

Serviço – 53º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Data do Congresso: 24 a 27 de setembro
Local: Centro de Convenções SulAmérica (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ)
Mais informações: http://www.cbpcml.org.br/

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor. A especialidade médica responde por apoio a 70% das decisões clínicas do país, influenciando desfechos e resultados econômicos da assistência à saúde.

A SBPC/ML é responsável pelo PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, que avalia laboratórios através de auditorias e determina se as práticas adotadas atendem requisitos pré-determinados para este tipo de serviço. O selo PALC garante a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados dos exames.

Em 2019, a SBPC/ML lançou a campanha #ImportantePrevenir, uma ação de orientação e conscientização da população sobre a importância da realização de exames laboratoriais de forma racional, sobretudo na fase preventiva, de assistência primária, pois eles são usados frequentemente para prevenção, diagnóstico e monitoramento do tratamento de doenças.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Sobre o Lab Tests Online

O Lab Tests Online é um site produzido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial em parceria com a American Association for Clinical Chemistry (AACC).

O canal é voltado para pacientes e dispõe de informações e curiosidades sobre diversos testes laboratoriais, que são parte da atenção à saúde de rotina e do diagnóstico e tratamento de uma grande variedade de condições e doenças.

Para o profissional médico ou atuante em laboratórios de análises clínicas, o Lab Tests Online serve como referência rápida e fonte de atualizações em Medicina Laboratorial.

www.labtestsonline.org.br

Website: http://www.cbpcml.org.br/

Web Site: