Dica para o final de semana: Ilha do Mel, no litoral do Paraná

Curitiba,PR 5/2/2020 –

A Ilha do Mel é o lugar ideal para quem deseja passar as férias curtindo a natureza e tendo contato com belas paisagens naturais. Trata-se de uma pequena ilha no Estado do Paraná que possui trilhas, praias fantásticas, uma gruta maravilhosa para visitar e muito mais. Além disso, também é possível destacar que a Ilha do Mel é um parque estadual com mata nativa preservada.

É um lugar paradisíaco e totalmente diferente daquele encontrado no dia a dia de uma cidade: não é permitida a entrada de carros, nem animais de estimação. Suas ruas são compostas de estreitos caminhos entre as matas e o número de turistas é limitado.

As praias da Ilha do Mel

As praias da Ilha do Mel são bastante famosas pela região e também um dos principais pontos de visitas dos turistas que lá chegam. São ambientes tranquilos, mar calmo e cenário paradisíaco.

Uma das praias mais visitadas durante o verão na Ilha do Mel é a Praia de Fora, que fica bem perto do Farol. Na maré baixa é possível curtir belas piscinas naturais, enquanto que na maré alta o mar fia mais agitado e ondas fortes são vistas a todo o momento.

E, se a busca é por tranquilidade e muito sossego, então a Praia da Fortaleza é o destino preferido. É possível chegar até lá tanto de barco como em uma caminhada de, aproximadamente, quatro quilômetros pela orla ou em uma trilha na mata para quem gosta de aventura. Nessa praia está localizada a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, um dos pontos obrigatórios para se visitar quando estiver na Ilha do Mel.

Além disso, a Praia de Encantadas e a Praia de Fora são as duas praias da comunidade Encantadas. É nessa região que fica a Gruta das Encantadas. As duas praias são unidas por meio de uma maré baixa, muito indicada para mergulhos uma vez que as águas são tranquilas.

A Praia Grande é maior entre as praias da Ilha do Mel e também é destino preferido de quem gosta se surf.

Gruta das Encantadas

Esse é um dos pontos mais visitados da Ilha Mel e também é considerado o cartão-postal do lugar. Apesar de ser pequena, é um local que se recomenda ser visitado. Várias lendas e histórias sobre a Gruta fazem parte do folclore local. Umas delas diz que era habitada por lindas mulheres que cantavam para distrair os pescadores que por ali passavam. O acesso à Gruta se dá na maré baixa, ou seja, durante a manhã até a hora do almoço.

Capela, Farol e Fortaleza

O Farol das Conchas, com quase 150 anos de história, foi construído em 1870, após ordens de Dom Pedro II. Está localizado perto de Nova Brasília, aproximadamente, 30 minutos a pé. No topo do farol é possível ter uma vista panorâmica incrível da Ilha do Mel. Também é um excelente cenário para fotos inesquecíveis.

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres é outro lugar interessante para conhecer um pouco da história do Brasil antes e depois da independência. Foi construído 100 anos antes do Farol e fica no Morro da Baleia, mais precisamente na Praia da Fortaleza. Bastante conservado a Fortaleza ainda possui alguns canhões e um mirante.

A Capela de São Francisco é famosa pelas suas imagens de santos e um pequeno oratório. Está localizada no Morro Nhá Pinha.

Fim de semana

Planejamento é a palavra certa na hora de tirar as merecidas férias. Para aqueles que pretendem visitar a Ilha do Mel, o Clube Candeias dispõe de duas unidades próprias próximas à ilha: Matinhos e Guaratuba. As unidades próprias com preços exclusivos para os seus associados são uma das principais vantagens do Clube Candeias.

Para saber mais: https://www.clubecandeias.com/

Website: https://www.clubecandeias.com/

Web Site: