Dicas de decoração para varandas pequenas

Curitiba, PR 23/7/2020 –

Para ambientes pequenos, é necessário aproveitar muito bem o espaço.

A variedade de estilos para decoração de pequenas varandas é ampla. Varanda é como o sorriso do lar. A seguir podem ser lidas quatro dicas para esse tipo de estilização.

Toda pessoa que possui uma varanda pequena, tem noção de que não se pode ocupar muito espaço enfeitando esse ambiente. Portanto, estilizar o local pode não ser muito fácil. Entretanto, é necessário tornar essa parte da casa mais linda e aconchegante, sendo necessário empenhar muita criatividade.

As dicas focam mais o público residente em apartamentos, que geralmente possuem varandas mais estreitas, nem sempre cobertas, o que exige a presença de objetos de adorno menores, para manter a circulação eficiente no lugar.

A – Saber definir, primeiramente, para que tipo de finalidade será utilizada a varanda
Por se tratar de uma varanda exígua, é preciso saber qual será a finalidade central dela. Um espaço para relaxar? Para instalar uma mesinha de chá? Ou um lugar para se cultivar pequenas plantas? Deve-se notar que, mesmo pequeno, é possível preencher esse ambiente de modo elegante e eficiente, para diversas finalidades.

Portanto, é preciso estudar bem o lugar, medir o perímetro, imaginar e projetar vários estilos, sem pressa. A personalidade da pessoa deve se projetar para fora, como na organização de um jardim. Por exemplo, pessoas que trabalham com artesanato poderão criar enfeites, pequenas esculturas, ou vasinhos de plantas. Algumas pessoas cultivam determinadas espécies de vegetais para temperos, que necessitam de prateleiras ou suportes, e tudo isso deve ser bem calculado para não dificultar a locomoção.

B – Criar um espaço gourmet
Estabelecer uma varanda estilo gourmet exige bastante cálculo, já que será necessária uma mesa e, pelo menos, duas cadeiras. Outros acessórios podem incluir uma pia e até um balcão, conforme as dimensões do local. O conselho é ter móveis projetados (planejados). Por se tratarem de objetos de menor porte, serão móveis mais baratos, que podem ser ricamente estilizados. Vale a pena explorar todas as possibilidades deste cantinho.

C – A varanda pequena como um bom espaço de relaxamento
Se o proprietário do apartamento decidir fazer de sua pequena varanda um espeço de relaxamento, a primeira ideia que vem à mente é uma rede. Toda varanda, por menor que seja, vai respeitar normas estruturais que permitam, pelo menos, isso. Nada melhor do que descansar numa rede de varanda, ambiente bem ventilado e fresco.

Cuidados essenciais: instalar muito bem os ganchos na parede, que, geralmente, tem mais concreto que tijolo. A rede e mais um vaso de plantas, apenas. Deve-se verificar a segurança no parapeito, se necessário, e instalar rede de janela (aquelas para proteger de quedas as crianças e animais de estimação).

D – O clássico jardim vertical
Esse tipo de decoração de varanda é um dos mais utilizados, mais bonitos e mais ecologicamente corretos. É um meio de espelhar a natureza para dentro do apartamento. Por ser um local pequeno, o jardim vertical, como o nome mesmo já o explica, torna o ambiente mais bonito, mais saudável, mais vivo e, ainda, se mantém o espaço para circular.

Algumas dicas: adquirir vasos com plantas, já prontos. Se a pessoa tem experiência, ela mesma pode cultivar determinadas espécies, caso deseje projetar esse jardim (samambaias, por exemplo, cujos vasos geralmente ficam pendurados). Pode-se colocar vasos de flores em cada canto (aquelas grades fixadas na parede, para se encaixar vários vasinhos). À medida em que os ramos e folhas vão invadindo muito o local, é preciso fazer a devida manutenção, podas, regar, etc.

Por fim, há também as pessoas que não querem nenhum objeto ocupando espaço no lugar, e que adornam o ambiente com quadros, pôsteres, futons, ou objetos facilmente deslocáveis como almofadas, no sentido de a pessoa se acomodar com seu notebook e trabalhar em Home Office, para, depois, esvaziar o local.

Para mais informações: https://www.tintas.net.br/2020/07/22/dicas-de-decoracao-para-varandas-pequenas/

Website: https://www.tintas.net.br/

Web Site: