Dicas para gestantes na hora de planejar a viagem

Curitiba, PR 31/7/2020 –

É válido ressaltar que, durante o planejamento da viagem, é fundamental consultar a companhia aérea escolhida e quais são as regras para gestantes, pois existem grandes variações de empresa para empresa.

Viagens são uma ótima forma de diversão e durante a gravidez não é diferente. Contudo, o momento atual orienta que todos permaneçam em isolamento social para o controle da pandemia, sendo necessário o adiamento de passeios e viagens. Entretanto, o período em casa pode ser ideal para planejar as futuras viagens, pesquisar sobre novos destinos e os cuidados necessários.

E, para as gestantes, os cuidados são ainda mais importantes e específicos, a fim de garantir a segurança e o conforto tanto da mãe, como do bebê. Dessa forma, foram separadas abaixo algumas dicas:

Atestado Médico

Em geral, o atestado médico só é exigido às gestantes em viagens de avião após a 27ª semana de gestação. Porém, é necessário se atentar ao regulamento interno da companhia aérea escolhida e verificar todas as particularidades, podendo o limite do número de semanas ser maior ou menor. O comum é que a exigência ocorra somente após esse número de semanas e que o conteúdo do atestado englobe informações sobre a idade gestacional, tempo máximo de voo permitido e previsão para nascimento do bebê, devendo ser emitido com, aproximadamente, sete dias de antecedência ao embarque.

Termo de Responsabilidade

Assim como o atestado médico, a necessidade da assinatura de um termo de responsabilidade pela grávida varia de acordo com cada empresa e se a gestação é simples ou múltipla, podendo ser solicitado entre a 26ª e 36ª semana. Sua obrigatoriedade é, geralmente, consoante com a do atestado médico, sem a exclusão de um pela adoção de outro. Vale destacar que algumas companhias exigem a emissão de formulários próprios da empresa em substituição ao termo de responsabilidade normalmente utilizado, sendo essencial consultar com antecedência as regras para emissão.

Médico acompanhante

Para aquelas gestantes que estejam além da 37ª semana de gestação, grande parte das empresas somente autorizam a entrada no voo com acompanhamento de um médico assistente e, às vezes, apenas em caso de extrema necessidade, além de ser imprescindível a apresentação dos documentos acima.

Dicas gerais

Para maior comodidade, é aconselhável às mulheres grávidas que façam o uso de roupas confortáveis e prefiram assentos próximos ao corredor, tanto em ônibus como em aviões, para facilitar a ida ao banheiro. Além disso, é importante que mantenham a hidratação e alimentem-se durante a viagem, fazendo caminhadas -se possível – para evitar inchaço dos pés e desconforto.

É válido ressaltar que, durante o planejamento da viagem, é fundamental consultar a companhia aérea escolhida e quais são as regras para gestantes, pois existem grandes variações de empresa para empresa, para que seja possível se programar com antecedência e evitar complicações durante o percurso.

E para ajudar no planejamento da viagem, o maior clube de férias do mundo proporciona inúmeras vantagens. Além das diversas unidades espalhadas pelo Brasil, o Clube Candeias conta com uma plataforma de reservas online e preços imbatíveis. O título do Clube, uma vez pago, tem validade vitalícia e permite ao associado a adesão a um Programa de Recompensas em que, a cada R$1,00 gasto em hospedagens na rede integrada o associado ganha um ponto para utilizar em reservas nas unidades próprias.

Mais informações em https://www.clubecandeias.com/

Website: https://www.clubecandeias.com/