Digital influencer indica as vantagens da consultoria em aleitamento materno

Belo Horizonte, MG 8/1/2020 – “A maternidade, apesar de linda, é muito romantizada. Quanto mais você se informa, mais tranquilas são as coisas”

A amamentação é saudável para mães e bebês – mas muito mais desafiadora do que muitas mulheres esperam. Essa é uma das razões pelas quais muitas desistem dela no primeiro mês, embora especialistas, incluindo a OMS (Organização Mundial da Saúde), recomendem que o bebê se alimente somente de leite materno nos primeiros seis meses e continuem a tomá-lo pelo menos no primeiro ano de vida. 

Os consultores em aleitamento materno são profissionais qualificados que ajudam novas mães na tarefa de amamentar e também fornecem conhecimento e preparação para quem vai acompanhar os primeiros meses do filhote. Por exemplo, se a mulher não estiver produzindo leite suficiente, com os mamilos doloridos ou o bebê se recusar a agarrar o bico dos seios, ela não deve desistir. Os consultores de lactação já a prepararam para isso. 

Prestes a dar a luz à sua primeira filha, a digital influencer Tetê Clementino não pensou duas vezes ao se matricular no curso de Aleitamento Materno e Primeiros Cuidados da enfermeira Giovanna Cappai. “Queria me informar sobre tudo, todos os desafios que a amamentação traz. Como minha mãe não chegou a amamentar nem a mim e nem a minha irmã, decidi fazer o curso”, conta a futura mamãe. 

No curso lecionado por Giovanna, Tetê teve a oportunidade de aprender todo o bê-a-bá da lactação, já que a profissional faz questão de abordar todos os tópicos relacionados ao assunto. “Falo da fisiologia do leite, organização e posição das mamadas, preparo das mamas, tipos de sucção, retorno ao trabalho e o uso controverso de bicos artificiais”, enumera. “Meu papel é que a mulher tenha acesso à informação de qualidade, já que a gravidez é um período que as pessoas palpitam erroneamente na vida da gestante”, frisa a profissional.  

Uma pesquisa publicada recentemente pelo International Breastfeeding Journal feita com mais de 5 mil mães, constatou que a ajuda de consultores ou conselheiros de lactação aumentou de forma mensurável o número de mulheres iniciando a amamentação, aumentou as taxas da prática e ajudou mais mulheres a amamentar exclusivamente com leite materno seus recém-nascidos. Quem endossa o coro é Tetê. “A maternidade, apesar de linda, é muito romantizada. Quanto mais você se informa, mais tranquilas são as coisas, por isso acho importante a busca de um profissional que ajude a esclarecer, ensinar e desmistificar certas coisas”. 

Embora Giovanna ministre o curso para turmas de até dez pessoas, Tetê Clementino optou por fazê-lo em casa, com três acompanhantes, já que fazia questão que todos os envolvidos na amamentação da pequena Maria também tivessem acesso aos ensinamentos da especialista. “Pude tirar todas as minhas dúvidas com calma e aprender no ambiente onde pretendo amamentar minha filha”, conta. 

Website: http://www.instagram.com/teteclementino

Web Site: