Divulgados os vencedores do IX Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar

São Paulo, SP 11/12/2019 –

A coordenação do IX Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar, promovido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), divulgou nesta manhã (11/12) os vencedores da edição 2019. A premiação destacou os melhores trabalhos acadêmicos com foco em saúde suplementar no Brasil durante o seminário “Transformação Digital na Saúde”, realizado no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

“O Prêmio IESS é muito importante para atrair acadêmicos para a área da saúde e especificamente para a saúde suplementar, fomentando a produção de conhecimento e a realização de pesquisas essenciais para o aprimoramento do setor ao mesmo tempo em que promove o justo reconhecimento a esses estudiosos”, aponta José Cechin, superintendente executivo do IESS. “O excelente nível técnico dos trabalhos apresentados esse ano, debatendo importantes temas para o futuro do mercado, reforçam a importância dessa iniciativa”, argumenta.

Conheça os vencedores:

• Categoria: Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Gestão Saúde

1º lugar – Thiago Chieppe Saquetto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o trabalho “O processo de acreditação e seus impactos na eficiência de hospitais no Brasil”

2º lugar – José Antonio Diniz de Oliveira, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), com o trabalho “Avaliação de programa de Gestão de Doenças Crônicas em plano de autogestão em saúde”

• Categoria: Economia

1º lugar – Gisele Gonçalves de Brito, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), com o trabalho “Tendências e fatores associados ao custo da saúde privada no Brasil: uma análise via modelo getzen expandido para o envelhecimento da população”

2º lugar – Anelisa de Carvalho Ferreira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o trabalho “Determinantes da qualidade das informações contábeis das operadoras de planos de saúde no Brasil”

• Categoria: Direito

1º lugar – Marina Fontes de Resende, do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), com o trabalho “Necessidade de modulação do enunciado 609 da súmula do STJ nos contratos de plano de saúde”

2º lugar – José Estevam Lopes Cortez da Silva Freitas, da Universidade Paulista (UNIP), com o trabalho “Exame de lógicas institucionais sujeitas a mudanças frequentes: a regulação da fiscalização da saúde suplementar”

O evento também contou com espaço para apresentação de pôsteres de trabalhos, inclusive de graduação ou feitos em outras empresas sem ligação com o universo acadêmico. “Essa é uma importante iniciativa que possibilita o contato de especialistas com novos pesquisadores e os gestores da área, auxiliando na melhoria e aprofundamento dos trabalhos e, consequentemente, no aperfeiçoamento da saúde suplementar no País”, comenta Cechin.

O seminário contou com palestra de Camilla Jimene, sócia da Opice Blum Advogados e professora do MBA de Direito Eletrônico da Escola Paulista de Direito (EPD), sobre Transformação digital na saúde e impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); e do Dr. Chao Lung Wen, professor líder do grupo de pesquisa de telemedicina da Universidade de São Paulo (USP), sobre telessaúde e os desafios para uma nova era de cuidados. Ainda houve um importante debate sobre os desafios da transformação digital na saúde com a participação de Dr. Carlos Alfredo Lobo Jasmin, diretor da Associação Médica Brasileira (AMB); Leandro Fonseca, diretor presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); e do Dr. Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Os conteúdos estão disponíveis no site do IESS: www.iess.org.br

Website: https://www.iess.org.br

Web Site: