Doenças e Infecções sexualmente transmissíveis DST/IST no Carnaval: como se prevenir

São Paulo, SP 14/2/2020 –

O Carnaval é uma festa voltada para a folia, alegria, diversão e muita paquera. Os foliões esperam ansiosos por essa época do ano, mas o grande problema é que acabam abusando de bebidas alcoólicas, drogas e se esquecendo dos cuidados preventivos contra a propagação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), também conhecidas como DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Entre as ISTs estão HPV, HIV, herpes genital, gonorreia, hepatite B e C e sobretudo a sífilis. De acordo com Fernanda Mendes, Enfermeira do Núcleo de Promoção à Saúde do Sepaco, é importante entender que o contato sexual desprotegido não é a única forma de contágio por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e existem outras formas como compartilhamento de seringas, agulhas, objetos cortantes como lâminas de barbear e de mãe para filho durante a gestação e parto

A especialista dá algumas dicas de segurança para curtir o Carnaval:

- Use preservativo (há distribuição gratuita em diversos locais da cidade e inclusive nos postos de saúde) durante as relações sexuais, inclusive durante o sexo oral, para prevenir o contágio por DSTs e também evitar uma gravidez indesejada.

- Evite compartilhar objetos pessoais como instrumentos de manicure, pinças, aparelhos de depilação entre outros.

- Evite trajes de banho úmidos por períodos longos, tome um banho logo após voltar da praia ou piscina. Essa medida evita as doenças causadas por fungos, como a candidíase.

Para Fernanda, o cuidado com essas doenças é fundamental e a prevenção é a melhor opção. Doenças como a sífilis e outras IST’s, se descobertas no início, podem ter cura. “O diagnóstico rápido, bem como o tratamento adequado e sem demora podem fazer a diferença”, finaliza.

Website: http://www.sepaco.org.br

Web Site: