É possível minimizar custos de impressão e ser uma empresa sustentável?

9/4/2013 –

*Por Danilo Munhós, da Gomaq

Preocupação com meio ambiente e meios sustentáveis de viver é um assunto em voga. Empresas que não tomam medidas para a redução de consumo de produtos provindos de bens naturais estarão obsoletas nessa questão num futuro bem próximo.

A questão é muito pertinente no ambiente corporativo, pois adquirir e praticar formas de contribuir com sustentabilidade é também proporcionar economia e cortes de custos. Geralmente, empresas de todos os portes gastam muito dinheiro com impressão desnecessária de material. Esse desperdício, muitas vezes, é o resultado da falta de informação e conhecimento.

O gerenciamento eletrônico de documentos (GED) é uma solução altamente eficaz que, além de reduzir custos, ameniza os danos ao meio ambiente. O GED possibilita a digitalização de todos os documentos que, comumente, são impressos desnecessariamente, como relatórios, formulários e apólices.

Essa prática acaba com o acúmulo de material impresso e a consequente necessidade de arquivá-lo em pastas e armários. O resultado é praticidade, dinamismo e segurança, pois impede a deterioração e perda de documentos importantes, além de propiciar um enorme benefício ecológico.

Recomendada para uso em empresas de diversos ramos (escritórios, instituições de ensino, hospitais, consultórios), a digitalização também possibilita maior controle de informações, pois permite definir os usuários que têm acesso aos documentos e traçar históricos de alterações de arquivos.

Outra solução para redução de custos é o outsourcing de impressão, que através da terceirização do serviço de impressão, oferece à empresa um serviço personalizado, de acordo com necessidades específicas de cada negócio.

Soluções e serviços estão disponíveis no mercado para contribuir muito na economia de gastos e preservação de recursos naturais e do meio ambiente. Todos saem ganhando!

* Danilo Munhós, Coordenador de Marketing da Gomaq, empresa presente há mais de 45 anos no mercado de tecnologia de impressão. (www.gomaq.com.br)

Web Site: