Ecofuturo registra gambá-da-orelha-preta com filhotes no Parque das Neblinas

São Paulo, SP 23/11/2020 –

O Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano e responsável pela gestão do Parque das Neblinas, registrou na reserva uma “família” de gambás-da-orelha-preta (Didelphis aurita), também conhecidos como saruê. O flagra foi feito por meio de armadilhas fotográficas (câmeras trap) e, no vídeo, é possível ver a mãe passeando com os seus filhotes, todos pendurados em suas costas.

No Brasil, existem duas espécies de saruê: o gambá-de-orelha-branca e o gambá-de-orelha-preta. Ambos pertencem à família dos marsupiais, assim como os coalas e cangurus. O animal flagrado no Parque possui hábitos noturnos e gosta de se refugiar em ocos de árvores. É onívoro e, por isso, possui um amplo hábito alimentar, comendo raízes, frutas, vermes, insetos, moluscos, anfíbios, lagartos e aves, por exemplo.

O Cerdocyon thous, conhecido como cachorro-do-mato, também foi registrado recentemente na área. A espécie, encontrada por toda a América do Sul, costuma caminhar sozinha pelas matas e procura tocas ou árvores ocas para se abrigar e descansar.

As câmeras do Parque das Neblinas, instaladas e manuseadas pela própria equipe de guarda-parques do Instituto Ecofuturo, já registraram diversos animais, como gato-mourisco, anta, veado, irara, cateto, entre outros. Em outra ocasião, uma onça-parda foi flagrada também circulando com suas crias.

As cenas capturadas reforçam o importante papel exercido pelo Parque das Neblinas para a região e para proteção da biodiversidade, e indicam o impacto positivo do trabalho de restauração e conservação realizado pelo Ecofuturo na área, proporcionando condições necessárias para o abrigo e reprodução dos animais. Com 7 mil hectares de Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração, o Parque fica localizado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga (SP) e, mais de 1.250 espécies da fauna e da flora já foram registradas no local.

Assista ao flagra em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=m9XBZQ5_otg .

Visitação – Aviso
O Parque das Neblinas foi reaberto para visitação, seguindo protocolos de segurança e prevenção à Covid-19, e com número máximo de visitantes, por dia, reduzido. Todas as atividades precisam ser agendadas com antecedência. Para mais informações, acesse ecofuturo.org.br.

Website: http://www.ecofuturo.org.br/

Web Site: