Economistas reduzem de 3% para 2,75% projeção para Selic em 2021

São Paulo 27/8/2020 –

De acordo com o relatório Focus, boletim semanal que traz as previsões do mercado para os principais indicadores econômicos do país, a alta da taxa básica de juros (Selic) caiu de 3% para 2,75% para 2021. O relatório foi divulgado pelo Banco Central no dia 17 de agosto de 2020.

As previsões severas são resultados de um cenário político e econômico caótico, que vinha sendo observado desde antes da pandemia, mas que se agravou com a crise de saúde pública promovida pelo novo coronavírus.
Especialistas afirmam que o esfriamento da economia devido às medidas de distanciamento social e a diminuição da renda entre trabalhadores autônomos e temporários são fatores importantes para a análise desse cenário econômico preocupante.

PIB e Inflação

Constituindo a sétima redução seguida na previsão, o PIB brasileiro pode cair 5,52% neste ano. Na última semana, a expectativa de queda era de 5,62%. Já para o ano de 2021, a estimativa de crescimento foi mantida pela 11ª semana consecutiva: 3,50%.

As projeções para a inflação subiram de 1,63% para 1,67% neste ano de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o relatório Focus, a economia deve recuperar um crescimento de 3,50% em 2021.

Economia no Brasil e no mundo

Economistas apontam a possibilidade de recessão econômica para o Brasil em decorrência da pandemia do novo coronavírus, agravada pelo desemprego generalizado e a consequente diminuição do consumo.
Os especialistas afirmam que a recessão pode chegar a 0,9% sem que as medidas adotadas pelos governos tenham muita eficiência em compensar a paralisia da economia brasileira. Segundo estimativa da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de desemprego, que hoje é de 12,2%, pode chegar a 18,7% no país, batendo um recorde de aumento.

A situação nos Estados Unidos, país com maior número de casos de covid-19, não é muito diferente. O Bank Of America (BofA) estimou que o PIB do país sofrerá uma queda de 0,8%. A situação é agravada, de acordo com a instituição, devido à ausência de perspectiva de melhora no cenário internacional.

Universo de Negócios: mais que um agregador de notícias

Publicar releases em veículos de mídia pode ser uma grande fonte de exposição da marca, além de conferir credibilidade e valor. Além disso, essa pode ser uma boa estratégia para empresas que pretendem aumentar sua visibilidade e, consequentemente, suas vendas por meio de uma estratégia bem estruturada.
Para que esse processo seja realizado, no entanto, a expertise de uma empresa tradicional no ramo é imprescindível.

O Universo de Negócios é um portal que engloba os mais variados assuntos em diversas categorias, além de funcionar como um agregador de notícias. Empresas que querem publicar releases e notícias podem contar com a experiência e o excelente serviço do Universo de Negócios para fazer com que o processo seja rápido e fácil.

Website: http://universodenegocios.com.br/

Web Site: