Editora Elsevier lança livro A organização

22/5/2013 –

Criamos organizações porque precisamos realizar trabalhos que não conseguiríamos fazer sozinhos. Porém, uma vez vinculados a elas, essas empresas raramente se mostram inspiradoras. Em geral ficamos frustrados com o que encontramos nas organizações: gerentes incompetentes, falta de objetivos claros, aparente desconsideração por dados e um abismo entre as promessas do RH e nossas experiências no ambiente de trabalho. O livro A Organização, da Elsevier, faz uma análise comportamental da estrutura aos CEOs de grandes empresas e ainda traz estudos de casos reais.

Os autores Ray Fishman e Tim Sullivan evidenciam as causas dessa disfunção, a começar pela lógica econômica que explica a existência das organizações. Exemplos de empresas como o McDonalds, a Al Qaeda, o Departamento de Polícia de Baltimore, a Procter & Gamble, a ilha de Samoa e Google são citados ao longo dos capítulos. Ao apurar o que há por trás da rotina das empresas, este livro revela por que as organizações são essenciais para as conquistas das pessoas.

Além disso, eles analisam toda a estrutura das organizações, desde as mesas de trabalho dos funcionários e explicam o sentido das reuniões e por que elas nunca deixarão de existir, por que até os integrantes da Al Qaeda precisam submeter relatórios de viagens e despesas, por que a administração dos hospitais tem mais probabilidade de salvar vidas, o motivo de os CEOs passarem mais de 80% do tempo em reuniões e etc.

“Nosso objetivo é lançar luz sobre a ansiedade e confusão que podem acompanhar a vida no mundo das baias, para mostrar como o caminho de um “escritório próprio de uma única sala” para o de “gigante mundial” é marcado por conflitos de escolha e compromissos assustadores, visando demonstrar a lógica da vida no mundo corporativo”, dizem os autores.

Web Site: