Editora Elsevier lança Sob a lupa da inovação

7/2/2013 –

Lançado no Brasil pela Campus/Elsevier, este livro é sobre a diferença entre inovações excelentes que dão certo e outras, igualmente formidáveis, que fracassam. É sobre os pontos cegos que abalam gerentes brilhantes em empresas formidáveis, mesmo quando estes identificam as reais necessidades dos clientes, oferecem ótimos produtos e vencem a concorrência no mercado. É sobre porque, com frequência cada vez maior, o sucesso depende não só de sua capacidade de cumprir as promessas, mas também do quanto uma série de parceiros – alguns visíveis, outros não – conseguem cumprir o que prometem.

Ron Adner, especialista em inovação, baseia-se em mais de uma década de pesquisa e testes em campo para levar o leitor a longas jornadas do Quênia à Califórnia, do setor de transporte ao de telecomunicações, para revelar a estrutura oculta do sucesso. Um estudo instigante que oferece um novo olhar sobre triunfos como a estratégia de e-books da Amazon e o caminho que a Apple trilhou para dominar o mercado, e fracassos como a tecnologia run-flat da Michelin e a insulina inalável da Pfizer, passando por iniciativas que ainda não se sabe se darão certo, como carros elétricos e registro eletrônico de dados de saúde.

O ponto cego da inovação é um problema que atinge a todos: seja um CEO ou integrante da equipe de projetos; não importa se a empresa é uma grande multinacional ou uma start-up, se tem ou não fins lucrativos; tampouco importa se a iniciativa é feita em conjunto ou em colaboração. A despeito da situação, o sucesso não depende apenas de seus esforços, mas também da capacidade, disposição e probabilidade de parceiros ajudarem a vicejar seu ecossistema de inovações. Este livro oferece uma nova perspectiva – uma lente de longo alcance – para avaliar uma estratégia, além de um nono conjunto de ferramentas e conceitos que revelarão fontes ocultas de dependência. A obra ajuda a fazer as melhores escolhas, a tomar atitudes mais eficazes e multiplicar as chances de sucesso.

“A inovação é fundamental. Em um mundo de concorrência agressiva e clientes que se cansam facilmente, a inovação não é uma questão de escolha, mas sim uma necessidade. Um estudo realizado em 2010 pelo Boston Consulting Group (BCG) revelou que 72% dos executivos seniores citaram o crescimento orientado por inovações como uma de suas três prioridades estratégicas. Se ouvíssemos líderes do governo e de organizações sem fins lucrativos, saberíamos de seus ensurdecedores apelos por inovações. Desse modo, o desafio é entender por que novidades fracassam e encontrar maneiras de aumentar a eficácia e garantir o sucesso”, explica o autor.

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