Educação ao longo de toda vida é ferramenta para sucesso em todas as áreas

São Paulo, SP 4/10/2019 –

Novas formas de aprender: especialistas participam de debate sobre Lifelong Education em evento em São Paulo no dia 17 de outubro

Há apenas dez anos, metade das carreiras que existem hoje não existiam. O impacto das mudanças tecnológicas não alterou somente a forma de consumir, mas também de produzir e as relações profissionais.

“Precisamos nos reinventar e aprender como aprender melhor’”, aponta Marcos Sanchez, diretor de Digital e Tecnologia da Saint Paul Escola de Negócios. Em sua visão, os filhos das gerações atuais precisarão de skills que ainda nem se conhece. “E isso mostra como precisamos evoluir no nosso modo de aprender. A revolução industrial aproveitava o melhor de cada um para fazer processos repetitivos, e a revolução digital vai colocar robôs e inteligência artificial para fazer esses processos. No final dessa transformação, as pessoas serão utilizadas para cuidar do que fazem de melhor: cultivar interações sociais e criatividade”.

Ele é palestrante do IT Forum X, que acontece nos dias 16 e 17 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Na quinta-feira (17), ele participa do painel Lifelong learning. A importância do aprendizado ao longo da vida e por que isso importa?, junto de Rodrigo Parreira (CEO da Logicalis), Bruno Leonardo (cofundador da Witseed), e Wagner Sanchez (professor da Fiap). A mediação é de Reynaldo Gama, presidente da HSM.

Sanchez explica que o conceito de lifelong education não é exatamente novo, mas o ritmo no qual ele deve ser aplicado mudou muito. “O conceito é da década de 1970, mas por muito tempo foi entendido como algo que era feito por temporadas. A pessoa fazia um curso, e um ano depois, fazia outro. E funcionava, estava tudo bem! Hoje, a necessidade de reciclagem é praticamente diária. Portanto, precisamos aprender algo toda semana, todo dia. Muitos não estão acostumados com isso, o que é natural, pois demanda disciplina, demanda tempo. Mas quem não se adaptar a isso, não vai evoluir no mercado”.

O segredo está não apenas em aprender, mas aprender melhor. Para isso, uma das alternativas apontadas pelo especialista está na personalização do ensino, afinal de contas, cada um aprende de um jeito.

“Precisamos ensinar e aprender o que realmente importa. Há cada vez menos tempo para rever conteúdo. Por exemplo, não é possível aprender matemática financeira em todos os cursos de finanças”. Aulas no formato blended learning, por exemplo, são uma solução interessante, principalmente no segmento de educação corporativa. Recebe esse nome porque de fato mistura aulas presenciais com ensino à distância. Dessa maneira, é possível que cada aluno dê atenção a tópicos pelos quais se interessa, e depois, tire dúvidas em sala de aula. “Esse é o conceito de ‘sala invertida’, e acredito ser o futuro da educação”, diz o palestrante.

Neste ano, a IT Mídia disponibiliza formatos diferentes de credenciais: Congressista e Congressista Premium – esta última garante benefícios exclusivos como fast pass, cadeira cativa e acesso às apresentações do evento.

Anualmente, o encontro reúne executivos C-Level, startups, programadores, especialistas em recursos humanos, pesquisadores, desenvolvedores de tecnologias e outros profissionais que estão liderando o desenvolvimento digital de todo o mundo. Em 2018, foram mais de 230 palestras de 261 palestrantes em 17 palcos de conteúdo, além de toda a interação que aconteceu em 12 praças que foram montadas no Transamérica Expo Center.

Todo o universo digital passa pelo IT Forum X

• Analytics e big data
• Brasil digital
• Carreira e o futuro das carreiras
• Computação Quântica
• Cultura Hacker
• Drones
• Inteligência artificial e automação
• Internet das Coisas
• Meios de pagamento
• Segurança Cibernética
• Startups e Empreendedorismo

Serviço
IT Forum X
Data: 16 e 17 de outubro, das 7h às 18h
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, São Paulo

Website: http://www.itforumexpo.com.br

Web Site: