Em parceria com Embrapa, Abinpet realiza pelo 5º ano seguido o Ensaio de Proficiência

16/7/2013 –

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promovem novamente o Ensaio de Proficiência de Laboratórios de Nutrição Animal, até novembro. O conjunto de testes, realizado pelo 5º ano consecutivo, tem por objetivo avaliar as variabilidades de resultados analíticos e o desempenho de laboratórios de nutrição animal e, dessa forma, melhorar a precisão e a eficiência dos processos, para garantir mais segurança nas conclusões obtidas.

As análises são divididas em dois grupos. No conjunto A, as análises bromatológicas, pelas quais são avaliados umidade volátil, proteína bruta, fibra bruta, matéria mineral ou cinzas, extrato etéreo, extrato etéreo por hidrólise ácida, cálcio e fósforo. No grupo B são feitas análises da fibra em detergente neutro sem cinzas, fibra em detergente ácido sem cinzas, magnésio, potássio, sódio, cobre, ferro, manganês e zinco.

São realizadas quatro avaliações anuais. Cada rodada é constituída de uma amostra de matéria-prima de origem vegetal, uma amostra de alimento completo e uma amostra de matéria-prima de origem animal. Os procedimentos usados na avaliação de desempenho dos laboratórios participantes são baseados nas normas ISO/IEC 17043:2010 e no Protocolo Internacional Harmonizado para Ensaio de Proficiência em Laboratórios Analíticos (Químicos).

Desenvolvido em 2009 o Ensaio de Proficiência abrange, hoje, 19 laboratórios. Os participantes, em maioria, são laboratórios de empresas de alimentos para cães e gatos, mas também há laboratórios que prestam serviços para outros segmentos, como alimentação humana e alimentação para animais de produção, a exemplo de bovinos, suínos, equídeos etc.

A participação em Ensaio de Proficiência é uma atividade essencial para a garantia da qualidade em laboratório de análises de rotina, além de fornecer informações para que o laboratório possa detectar resultados com desempenhos insatisfatórios e aplicar ações corretivas ou preventivas.

Sobre a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação
A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) representa a indústria Pet, com associados de toda a cadeia produtiva. A entidade congrega os segmentos Pet Food (alimento), Pet Vet (medicamentos veterinários), Pet Serv (serviços e cuidados com os animais), e Pet Care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza).

A Abinpet promove e fortalece o setor Pet, por meio de ações que contribuam para o desenvolvimento dos associados. Além disso, a entidade busca ser referência internacional ao incentivar a conscientização do consumidor e o fortalecimento do setor por meio da sustentabilidade do mercado Pet no Brasil.