Em setembro, venda de carros importados teve cerca de 6% de queda

São Paulo 12/11/2019 –

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (ABEIFA), as 15 marcas filiadas a ela tiveram uma queda de 6,1% no número de vendas de veículos importados em setembro de 2019, quando comparado ao mês anterior.

No total, foram 2.846 unidades licenciadas contra 3.031 em agosto de 2019, diferença significativa de 185 veículos, ou seja, praticamente 6 a menos por dia do mês.

Ao fazer uma comparação com o mês de setembro de 2019, também houve queda de 2,3%, já que foram comercializadas 2.913 unidades no mês citado. Vamos entender os números com mais detalhes e saber o que pode ter colaborado para tal acontecimento.

Por que o número de veículos importados vendidos em setembro caiu?

Pode-se estimar que isso foi causado pelo alto valor das moedas estrangeiras, tendo em vista que essa variação incide mais diretamente nos veículos importados do que nos nacionais.

Esse movimento, em conjunto com a possível falta de confiança do público consumidor, fez com que as preferências se voltassem aos automóveis nacionais ou, mesmo,  que se esperasse por mais um tempo até a aquisição dos veículos.

Os resultados de setembro corroboram para uma queda do acumulado dos nove primeiros meses do ano, que, agora, chegou a 9,8% na comparação com o mesmo período de 2018.

Estimava-se que as vendas de carros importados totalizariam 40 mil unidades no ano de 2019 – número que, aliás, já tinha sido revisado em julho passado – mas, agora, a estimativa caiu ainda mais, tendo chegado a 35 mil unidades.

Em contrapartida, porém, as quatro montadoras associadas que produzem seus veículos no Brasil (BMW, CAOA Chery, Land Rover e Suzuki) apresentam um significativo crescimento de 38,8% nas vendas, com 22.887 unidades licenciadas nos nove primeiros meses de 2019, contra 16.486 em mesmo período do ano anterior.

Ainda nas montadoras com produção nacional, o aumento nas vendas de setembro de 2019, que totalizaram 2.944 unidades emplacadas, foi de 6,6% na comparação com agosto de 2019 (2.763 unidades) e de 35,2% contra setembro de 2018 (2.178 unidades).

Em relação às marcas, as que mais venderam foram CAOA Chery (1.739), BMW (16,8%), Land Rover (235) e Suzuki (148). Já ao somar o emplacamento de unidades produzidas dentro e fora do Brasil, o ranking é liderado por CAOA Chery (1.849), BMW (1.283), Kia Motors (660), Volvo (595) e Land Rover (487).

Há que se ressaltar que outro motivo que pode ter impactado nas vendas de carros importados novos são as oportunidades de automóveis seminovos e usados, que resultam em um investimento menor por parte do consumidor, sem que esse tenha que abrir mão da qualidade.

Se você está interessado na aquisição de um carro em Americana, conte com a Comprecar, empresa forte no interior de São Paulo e que também se faz presente em outras praças a nível estadual e nacional, com veículos ideais para as necessidades e preferências dos potenciais clientes, disponíveis em diferentes faixas de preço.

Website: https://www.comprecar.com.br/