Em SP, desentupidoras registram aumento de chamados em época de chuvas

São Paulo 14/1/2020 – Desentupidoras em SP execução serviços existenciais em épocas de chuvas.

Desentupidoras SP tem aumento exponencial em chamados em época de chuvas

No dia 08 de janeiro de 2020 em São Paulo, os bombeiros registraram mais de 111 chamados de enchentes e alagamentos, com 69 quedas de árvores e 30 desmoronamentos. (Fonte:https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2020/01/cidade-de-sao-paulo-entra-em-estado-de-atencao-para-alagamentos.shtml)

A situação crítica pode ser vista não só na capital, como na região metropolitana e ABC. Além disso, cidades do interior — como Araraquara — têm um aumento de 30% em entupimentos de esgoto no período das chuvas.

Em 2019, os setores do comércio da grande São Paulo tiveram um prejuízo de 45 milhões de reais, sendo os supermercados e farmácias os mais atingidos (Fonte:https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/03/temporal-causa-prejuizo-de-r-45-milhoes-no-comercio-da-grande-sp.shtml)

Um estudo feito em 2015 (Fonte:https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2020/01/cidade-de-sao-paulo-entra-em-estado-de-atencao-para-alagamentos.shtml) mostra que enchentes e alagamentos causam prejuízos de mais de 9 bilhões ao Brasil todos os anos e esse número poderá triplicar nos próximos 15 anos, caso não haja melhorias em planejamento urbano.

Apesar das chuvas não serem as únicas causadoras de entupimentos, são sem dúvida um dos grandes motivos para desentupidoras SP serem acionadas. Confira o por que do aumento exponencial do chamado em épocas de chuvas e saiba como prevenir problemas de entupimento em sua casa.

As causas das enchentes e alagamentos

Nas grande cidades como São Paulo, o asfalto reina absoluta em ruas, avenidas e vielas, não dando mais espaço a terra que antes sujava de lama e pó os calçados e carros, mas tinha uma vantagem: drenar a água da chuva.

O asfalto atual não possui qualquer tipo de processo ou facilitador para drenagem, vedando a passagem da água que acaba não tendo para onde ir e precisa seguir rumo regiões mais baixas da cidade, onde se encontram geralmente os córregos e rios com seus mananciais.

São nessas regiões que se concentram os maiores casos de alagamentos e enchentes graves que vão desde água dentro das casas, até invadindo carros e causando mortes. Outro motivo para tantas dificuldades com as chuvas em São Paulo é por conta da falta de planejamento urbano.

Moradias irregulares, ligações de água e esgoto incorretas, além de regiões de mananciais habitadas, são alguns dos casos que se fossem evitados, minimizariam os problemas com alagamentos. Só em São Paulo, pouco mais de 700 pontos de alagamentos no estado podem dar um prejuízo de mais de 330 milhões de reais.

Mas o problema das enchentes e alagamentos não acontecem somente por causa do progresso e ações equivocadas do poder público, mas também é a falta de conscientização da população que descarta sua produção de lixo de forma errada.

Não separar lixo reciclável do lixo orgânico, além de descartar esse lixo no esgoto são alguns dos motivos de entupimentos, e em épocas de chuvas a situação fica ainda mais grave.

Segundo a Sabesp, são feitos em todo estado de São Paulo mais de 60 mil desentupimentos por ano, sendo que mais de 32 mil são feitos apenas na capital. Esse número preocupante mostra que os paulistas e paulistanos ainda precisam seguir medidas de conscientização quanto ao cuidado com o lixo, para evitar que esses números aumentem ainda mais nos próximos anos.

Chuvas e esgoto, uma relação nada amigável

Agora, qual a relação das Chuvas e esgoto doméstico? Quando chove, naturalmente a água encontra-se com a rede de esgoto pública, aumentando o volume de água e vazão, causando inúmeros alagamentos e problemas pela cidade.

O problema é quando essa chuva entra em contato com o esgoto desde as residências, principalmente por não haver uma Rede Hidráulica de Águas Pluviais, um encanamento específico que não é ligado ao esgoto e faz parte dos ralos externos que captam a água da chuva e direcionam para um caminho alternativo, evitando que sobrecarregue o funcionamento do esgoto.

Essa medida deveria fazer parte de todas residências no Estado, pois evitaria problemas mais sérios com entupimentos. Além disso, em rede de esgoto que já está com problema de entupimento parcial, o lixo trazido pelas águas das chuvas, além dos alagamentos, é o suficiente para causar obstruções totais.

E quando a chuva passa, somente o auxílio de uma desentupidora SP poderá resolver o problema de um entupimento mais grave de forma ágil e segura.

Como evitar entupimentos em época de chuvas

Entupimentos por conta de fortes chuvas podem ser possíveis, mas algumas atitudes podem descartar qualquer problema na rede de esgoto e garantir a tranquilidade:

O descarte de lixo deve ser feito sempre no lixo, jamais na rede de esgoto. Restos de alimentos na pia da cozinha, pequenos objetos e até pelos, cabelos e resto de sabonetes no banheiro, podem causar entupimentos parciais e favorecer os totais. Por isso é importante sempre descartar em lixo próprio.

O maior causador de entupimentos não são as chuvas e nem o lixo residual, mas o óleo de cozinha, que ainda tem sido descartado em pias de cozinha.

O óleo de cozinha usado quando descartado no ralo, além de comprometer o esgoto com gordura, que com o tempo endurece e cria uma barreira para água, ainda contamina o meio ambiente.

Desentupidoras SP

Desentupidoras são empresas de limpeza e caça vazamento água, especializadas em desobstrução e limpeza de esgotos residencial além de:

• Desentupimento de colunas prediais;
  • Desentupimento e limpeza de tubulações industriais;
  • Desentupimento vaso sanitário;
  • Desentupimento de ralos;
  • Desentupimento de calhas;
  • Desentupimento, limpeza e manutenção de caixa de gordura.

O mercado das desentupidoras tem crescido muito nos últimos anos, já que com o crescimento das cidades, as necessidades de serviços específicos em desentupimento se tornam mais necessários.

No caso de desentupimentos por chuvas fortes, a desentupidora acionada vem assim que o alagamento, quando houver, tiver diminuído e haver apenas a obstrução do esgoto.

Desentupidoras SP possuem profissionais experientes e capacitados, que utilizam equipamentos eficazes para retirar lixo e todos os detritos que possam fechar a passagem da água utilizada nas residências.

Website: https://desentupidoranobairro.com/