Empreendedorismo familiar garante sucesso de posto de combustíveis no litoral paulista

São Paulo, SP 6/4/2020 – Essa é a primeira vez que um posto no estado de São Paulo recebe o título de melhor do ano e está fazendo história

Varejista da cidade de Itanhaém (SP) tem 32 anos de atuação no mercado

Grande parte dos postos de combustíveis e serviços no país é gerida por empresa familiar, que tem em sua essência a paixão pelo setor. Desde o início das operações, em 23 de janeiro de 1988, é isso o que tem movido o Auto Posto Saveiros —localizado em Itanhaém, no litoral paulista—, um dos 1,5 mil postos de bandeira ALE, quarta maior distribuidora de combustíveis do país. O empreendedorismo familiar, iniciado à época pelo pai do empresário Nelson Rodrigues, é um dos fatores de destaque do posto na cidade e que o levou a conquistar, pela primeira vez, o título de melhor posto ALE do ano.

“Acompanhei toda a inauguração do posto, mas coloquei realmente a ‘mão na massa’ depois de uns três meses”, conta Rodrigues, conhecido como Nelsinho. “Meu pai sempre teve vontade de ter um posto de gasolina. Ele começou comprando um lote e, aos poucos, outros até chegar a uma boa área, onde pudemos inaugurar o Saveiros. À época, tínhamos uma padaria; então, meu pai ficou tocando o posto e depois nós a vendemos e fomos para ajudar.”

Nelsinho quis traçar outros caminhos e iniciou seu próprio negócio, que acabou não dando certo no primeiro momento. “Tivemos que recomeçar praticamente do zero, porque quase falimos. Naquela época, minha esposa começou a fazer doces para ajudar a complementar a renda da família”, comenta.

Em 2008, ele assumiu o Auto Posto Saveiros e está tocando o negócio até hoje com a família. Os doces seguiram como fonte de renda do empresário e, desde a inauguração da loja de conveniência Entreposto —marca exclusiva da ALE—, há cinco anos, ele passou a investir ainda mais na comercialização de bolos e outras guloseimas. “Minha filha Caroline, que ajudava minha esposa com a produção dos doces, começou a fazê-los e o negócio tem dado muito certo. Hoje temos uma clientela muito boa e um público fiel; recebemos muitas encomendas.”

Desde 2012, a companhia mantém o programa Clube ALE, que tem o objetivo de estreitar o relacionamento com a rede de postos e auxiliar o revendedor na gestão do negócio, tornando as revendas mais preparadas para atender aos anseios dos consumidores. A companhia elege, entre os 1,5 mil postos em todo o país, o destaque do mês. Vários indicadores são avaliados, desde o volume de produtos ALE até a qualidade do atendimento na pista. “O Clube ALE é uma das nossas principais plataformas de relacionamento com a rede e uma importante ferramenta para a gestão dos postos, tornando o negócio mais rentável e proporcionando um atendimento com cada vez mais excelência na pista”, ressaltou o diretor de Marketing e Varejo da ALE, Diego Pires.

O Auto Posto Saveiros, que tinha sido eleito o melhor do mês de setembro, se destacou em todos os indicadores, principalmente a qualidade do atendimento na pista, e foi eleito o melhor do ano. Em função da pandemia do novo cororonavírus, a ALE se reinventou e fez o anúncio do melhor posto do ano de uma forma diferente: por meio de uma videoconferência, que, além do grande campeão, contou com a participação da alta gestão da companhia.

Para homenagear o grande campeão, foi produzido um vídeo, que conta a história do Saveiros. “O principal dessa história é o nosso elo com a ALE e temos uma lista enorme de pessoas que fazem parte disso. A ALE faz muito pelo revendedor e isso é realmente um diferencial muito grande no mercado. Somos uma família. Eu só tenho a agradecer a todos; esse título é muito gratificante e incentivador”, comemorou Nelsinho.

“Essa é a primeira vez que um posto no estado de São Paulo recebe o título de melhor do ano e está fazendo história. Sabemos do empenho, da motivação e do trabalho em família”, declarou o diretor comercial da ALE, Renato Rocha. O presidente da companhia, Fulvius Tomelin, complementou dizendo que, “pela história do posto e de vida, deve ser muito especial receber esse prêmio”. “Ficamos muito orgulhosos de ter vocês como parceiros. Esperamos que muitos títulos venham; parabéns e muito sucesso.”

Por serem essenciais para o país, os postos seguem com o compromisso de manter o abastecimento, atendendo a população e oferecendo diversos serviços. Para reafirmar essa responsabilidade, a ALE lançou a campanha #TodosJuntos, que tem sido veiculada nos canais de comunicação da companhia. A ação também norteia o conjunto de medidas adotadas para este período, entre elas a escolha do “Melhor Posto do Mês”, que estará suspensa em abril e maio. Com isso, todos os postos “Classe A”, que representam os mais bem colocados no programa, receberão a mesma premiação em REALES —moeda exclusiva de troca do programa. “A #TodosJuntos vem para reforçar que, em família, venceremos esse desafio. Estaremos todos juntos, em breve, mas não poderíamos deixar passar o momento de reconhecer os melhores postos de 2019”, afirmou Diego Pires.

Website: http://www.blogdaale.com.br/uma-conquista-de-familia-conheca-o-melhor-posto-ale-do-brasil-de-2019/