Empresa catarinense apresenta o primeiro bairro parque do país

Porto Belo, SC. 1/10/2020 –

Porto Belo, no coração da Costa Esmeralda, no litoral norte de Santa Catarina, receberá um projeto inédito no país: o primeiro bairro parque do Brasil, num espaço com mais de 500 mil metros quadrados e é assinado pelo renomado arquiteto Jaime Lerner, considerado o segundo maior urbanista do mundo, título concedido pela revista norte-americana de planejamento urbano Planetizen. O bairro parque terá um open shopping, um mercado público com gestão privada ancorado em produtos da região e espaços de vivências.

Com o bairro parque, intitulado VivaPark Porto Belo, a região terá um crescimento exponencial e ordenado. Segundo pesquisa realizada pela Urban Systems, sobre potencial de mercado da região, foram apresentados os dados que a cidade de Porto Belo registra uma média anual de crescimento no número de empregos na ordem de 5,7%, impulsionada pelos setores de comércio e serviços, com base nos índices dos últimos dois anos. O VivaPark  Porto Belo nasce para acentuar ainda mais esse crescimento, gerando inicialmente uma média de 2 mil empregos diretos, a curto e médio prazo. “Com o funcionamento completo dos serviços de saúde, educação, gastronomia, cultura, lazer e entretenimento, esse número será ainda maior”, destaca Roderjan Volaco, presidente da Vokkan Urbanismo, que tem como legado oferecer soluções urbanísticas para construir ambientes coletivos mais inteligentes, contribuindo de forma direta no desenvolvimento social e urbano de diferentes municípios.

“O projeto traz para a região muito mais que uma nova visão sobre urbanismo: será um novo conceito de viver bem. A Vokkan valoriza a rua como palco da vida. Temos como missão resgatar a simplicidade de viver bem e é com este propósito que trazemos para o bairro parque este conceito moderno de moradia, comércio, serviços e educação totalmente integrados ao dia a dia da comunidade. Queremos ajudar a transformar vidas por meio do urbanismo, da cultura e da arte. Estamos muito felizes em trazer para Porto Belo um empreendimento desta envergadura, com investimentos que superam 7 bilhões de VGV (valor geral de vendas), com integração de espaços com a natureza e arquitetura de forma orgânica, criando destinos, gerando emprego, renda e desenvolvimento”, pontua Roderjan Volaco.

Todo o complexo do VivaPark Porto Belo irá impactar direta e indiretamente no dia a dia da região. Serão 205 mil metros quadrados de espaços residenciais que serão comercializados, incluindo apartamentos de 4, 3 e 2 suítes, com vista para o parque. E por falar em parque, serão mais de 70 mil metros quadrados, contendo dois lagos com aproximadamente 8,5 mil metros quadrados, sistema de segurança e vigilância com câmeras de última geração, cinco praças temáticas, trilha para caminhada, bicicletário, pet place, estação de ginástica e alongamento, bebedouros, playground, arquibancada e balanços, além de brinquedos para toda a família.

Com a instalação do VivaPark, a cidade de Porto Belo terá um crescimento na ordem de 30%. “Nossa proposta é, prioritariamente, para primeiro domicílio, que já é o maior índice das moradias da cidade, mas sabemos que o produto se posiciona também como um potencial investimento, possuindo uma elevada concentração de turistas na alta temporada – 42,3% entre dezembro e março, destacando-se ainda mais no mês de janeiro, concentrando 16% da demanda turística de Santa Catarina”, explica Roderjan Volaco. Os dados comprovam o potencial da região escolhida para o início do projeto, que, além disso, tem grande demanda reprimida desses espaços, crescimento exponencial, oportunidade de agregar produtos e serviços, assim como fatores econômicos, uma vez que o Vale do Itajaí e o Norte catarinense correspondem a mais de 60% do PIB de Santa Catarina, congregando 65% dos empregos do Estado.

Espaços integrados

Pensar em um bairro também significa estruturar um espaço com diversidade, ou seja, que possa receber moradores de diferentes perfis e que ofereça comodidade a todos. Para isso, é preciso oferecer não só espaço para residências, mas também para comércio, serviços e lazer, não apenas para aquele público, mas que atenda a demanda de toda uma cidade. “Além de dar mais conforto à população, essa variedade, aliada a uma boa iluminação pública, aumenta a segurança do local, gerando um maior fluxo e criando atrativos para todo o entorno. Nossa proposta não é criar minicidades dentro dos municípios, mas sim agregar serviços e potencialidades às regiões”, justifica Roderjan Volaco. O projeto também trará, aliado à qualidade de vida, um ganho econômico para as regiões, uma vez que os bairros planejados valorizam a localidade.

A empresa antecipa que já possui três grandes parceiros para o VivaPark: um forte polo educacional, trazendo para a cidade o Colégio Bom Jesus e a UniAvan, a construtora Torresani, que irá empreender em edifícios residenciais, além do Mercado Público.

Jaime Lerner

O projeto desenvolvido pela Vokkan é assinado pelo renomado arquiteto e urbanista Jaime Lerner, eleito o segundo maior urbanista do mundo. Ele é o único brasileiro a figurar na lista. É referência mundial em planejamento urbano e defende que é preciso agregar no espaço urbano uma estrutura construída com segurança, trabalho, lazer, moradia e educação em um único lugar. E é essa a proposta da Vokkan. “A criatividade está em começar uma transformação. Empresas como a Vokkan não esperam ter todas as respostas para começar. Elas vão em frente e transformam realidades”, destaca Jaime Lerner.

“A preocupação com a qualidade de vida vem mudando as características do consumidor. Cada vez mais, independentemente da idade, os cidadãos estão buscando a segurança, educação, trabalho, lazer e moradia num menor raio de distância possível. E esse é o nosso propósito”, destaca o empresário Roderjan Volaco.

A micromobilidade também é uma das preocupações do bairro parque, com 4,5 km de ciclovia, onde as pessoas poderão se deslocar, praticar exercícios físicos, conviver em comunidade.

Investimentos em infraestrutura e tecnologia

Uma ideia inovadora e que agrega ainda mais valor e qualidade de vida para a região, propiciando estrutura de grandes centros, porém, em comunidades planejadas.  O grande diferencial de um bairro parque é simples: trata-se de um espaço que une moradia, trabalho e lazer em um só lugar, e que tem como foco a qualidade de vida e a felicidade de quem vive ou visita este ambiente.

Inédito no Brasil, especialmente em bairros abertos, o sistema de segurança do VivaPark será diferenciado e com padrão e tecnologia internacional, trazendo para a região soluções como:

Segurança:

– OCR: Reconhecimento ótico de caracteres (sistema automatizado de leitura de placas e identificação das placas dos veículos);

– Central de inteligência 24 horas;

– Biometria facial;

– Bollard retrátil (que possibilita o fechamento de todos os acessos em questão de segundos)

– Câmeras térmicas e de alta definição

– Cercas virtuais

– Totens de segurança distribuídos no parque;

– Controle de estacionamento irregular;

– Inteligência artificial para análise automática de dados;

Infraestrutura:

– Fibra ótica;

– Rede de drenagem em PEAD;

– Sistema próprio de coleta e tratamento de esgoto.

Além da tecnologia envolvida no sistema de segurança, toda a infraestrutura será por meio de cabeamentos subterrâneos, possibilitando, além da estética visual, a utilização das mais modernas tecnologias. “Este é um grande investimento e que, muitas vezes não é dimensionado e que as pessoas pensam não agregar valor, contudo, quando o assunto é qualidade de vida, temos que ter ainda mais perspicácia e pensar num futuro duradouro. O atual cenário que estamos vivendo vem nos mostrando esse regresso ao olhar diferenciado, a valorização das pequenas conquistas e da importância do convívio coletivo”, finaliza Roderjan. Toda a tecnologia e sistemas exemplificados, irão compreender 100% da área do VivaPark.

Imagens no link: https://www.dropbox.com/sh/alt3k5pzdptak7d/AAAGMnRltfQilbgoqsh_pnSUa?dl=0

Website: https://www.vokkan.com.br/vivapark/