Empresa comenta cinco fatos sobre picapes 

25/3/2020 –

As pick-ups ou também conhecidas como picape estão cada vez mais em alta no mercado automotivo global. Nos EUA são os veículos prediletos, vendidos a cinco décadas. Historicamente a picape veio para substituir os cavalos de carga, mas com a evolução passaram a ser objetos de desejo pelos consumidores.

O mercado brasileiro está aderindo a nova tendência, antes eram vendidas picapes médias com finalidade de transporte de cargas, como Fiat Strada, Ford Courier, Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro. A evolução veio com as marcas japonesas na década 90, com os modelos Toyota Hilux, Mitsubishi L200 e Nissan AX, equipadas com tração 4×4 e maior tecnologia embarcada.

Hoje as grandes fabricantes estão apostando nas picapes, se pode ver esse fenômeno com a Fiat Toro que segundo a FENABRAVE foram vendidas 5.300 unidades no mês de janeiro de 2020. A boa performance em vendas fez com que as concorrentes apresentassem modelos para concorrer como picape média da FCA. Até o final de 2020 serão lançados 10 novos modelos no Brasil:

Fiat Toro (facelift)

Ram 1500

Ford F-150

Chevrolet Montana

Picape da Marca Peugeot (nome ainda não foi divulgado)

Mitsubishi L200 (facelift)

Hyundai Santa Cruz

Nova Fiat Strada

Volkswagen Tarok

Jeep Gladiator

5 Fatos sobre as Picapes
Existem algumas dúvidas frequentes sobre esse tipo de carroceria, com ajuda da InstaCarro, a primeira plataforma online que viabiliza negócios rápidos de carros usados no Brasil. A empresa tem mais de 15 lojas, e na estruturas os vistoriadores são treinados e qualificados para verificar mais de 150 itens. Devido ao alto número de vistorias a empresa possui um banco de dados sobre cada marca e versão.

Nem tudo que reluz é ouro:
As picapes têm a fama de ter o espírito fora de estrada por serem mais altas e robustas, porém muitos modelos têm apenas a aparência, e não contam com sistema de tração integral (4×4) sendo apenas tração dianteira (4×2), o que faz com que o veículo tenha menos força, e seja mais barato para ser produzido. As marcas vendem muitas versões o que acaba confundindo o consumidor.

História nossas histórias dias de luta dias de glória:
A letra da música já diz tudo, é preciso saber o histórico do veículo. As picapes precisam ter atenção redobrada por serem utilizadas como ferramentas de trabalho. Geralmente são veículos que carregam muito peso por conta da carga útil, o que leva o câmbio e motor ao extremo desgaste.

Manutenção preventiva:
Pode parecer clichê, mas se o veículo é usado de forma extrema é preciso periodicamente realizar as manutenções sugeridas pela montadora. Essa manutenção é necessária para manter o programa de garantia do fabricante. Na maioria dos casos a revisão ocorre a cada 10 mil quilômetros, envolvendo trocas de peças, fluidos e calibragem. O óleo do motor precisa ser específico para o levando em conta que uma grande parte das picapes vendidas são alimentadas pelo combustível Diesel. Filtros de combustível e ar, precisam ser trocados com maior frequência se o veículo fizer o uso ‘off-road’.

Cuidados com a carga, a picape não é um super-herói:
Para garantir a segurança dos ocupantes é preciso respeitar a indicação de carga definida pelo fabricante. Um engenheiro calculou o quanto a caçamba pode carregar. A carga precisa estar nos limites de largura, altura e comprimento permitidos por lei. A altura máxima permitida é de 50 centímetros. A carga também não pode ultrapassar a largura da carroceria. Todas essas especificações são fornecidas pela montadora e constam no manual do proprietário, com o objetivo de aumentar a vida útil do veículo.

Lugar de passageiro é no banco:
É possível carregar qualquer objeto que esteja dentro das leis em geral. A caçamba pode transportar de malas até Animais. Passageiros não são permitidos, para se locomoverem precisam de bancos e cintos de segurança, a montadora especifica na ficha técnica do modelo quantas ocupantes são permitidos. Picapes de cabine simples que possuem 2 portas geralmente podem levar 2 passageiros, nas picapes de cabine dupla que podem ser oferecidas com 2,3 ou 4 portas levam até 5 ocupantes. InstaCarro compra e vende carros em até 1 hora [email protected]

Web Site: