Empresários de todo o Brasil discutem o Transporte Rodoviário de Cargas no Paraná

São Paulo 20/1/2020 – “O primeiro CONET do ano é de fundamental importância para o TRC, pois é ali que serão discutidos os assuntos que serão pauta durante todo o ano”.

Realizado há quase 50 anos pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística, o Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado – CONET&Intersindical reúne empresários e lideranças do setor para debates, análises e divulgações de estudos. Com duas edições anuais, o encontro é dividido em dois eventos tradicionais: o CONET, voltado para a discussão empresarial de custos, em que o DECOPE da NTC&Logística apresenta as pesquisas de mercado e apontam os direcionamentos relacionados ao frete e a INTERSINDICAL, que discute e busca soluções para os assuntos mais relevantes do setor.

Criado com o objetivo de ser itinerante, percorrendo o Brasil debatendo e apresentando temas do segmento do transporte rodoviário de cargas (TRC) para os empresários do setor, o CONET&Intersindical já passou por diversas cidades brasileiras, como Bento Gonçalves, Fortaleza, João Pessoa, São Luís, Vitória, Natal, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Rio Quente. Agora, em sua primeira edição de 2020, o CONET aterrissa em Curitiba, capital do Paraná, estado que ocupa a 2ª posição no ranking do transporte brasileiro e possui mais de 12 mil transportadoras que, entre 2010 e 2015, foram responsáveis pela geração de R$ 27,1 bilhões em receita na região.

Atualmente, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística congrega cerca de 4.000 empresas de transporte associadas direta e indiretamente e mais de 50 entidades patronais. Além de uma gama de fornecedores e embarcadores em todo o Brasil, representa um universo de 10.500 empresas que operam uma frota superior a 1 milhão de caminhões e criam mais de 4 milhões de postos de trabalho.

Para Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística, “o primeiro CONET do ano é de fundamental importância para o TRC, pois é ali que serão discutidos os assuntos que serão pauta durante todo o ano, dando uma diretriz de qual caminho o setor seguirá em 2020”.

O coronel Sérgio Malucelli, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná – FETRANSPAR, entidade anfitriã do evento, falou sobre a importância de sediar o evento para a cidade e para os empresários da região. “O CONET&Intersindical é um evento de extrema importância para o setor de transporte de cargas. Não medimos esforços para trazer essa edição ao Paraná, pois o estado tem um setor atuante na esfera nacional, e certamente os empresários participantes poderão contribuir de maneira ímpar nas discussões postas à mesa”.

A edição Curitiba será especial para Pelucio, será o primeiro evento desde que assumiu a presidência da entidade em Janeiro. “Queremos continuar dando importância para os eventos do TRC, pois eles nos moldam como empresários e nos fazem mais fortes”, finalizou.

Programação ( preliminar )

No primeiro dia de evento, a palestra “A Lei de Abuso de Autoridade e suas Consequências no TRC” será apresentada pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nefi Cordeiro, além do Relatório de Providências CONET/2019 pela Assessora Jurídica da NTC, Gildete Menezes e a divulgação dos estudos do Índice de Variação do INCT – Índice Nacional de Custos do Transportes, Defasagem dos Fretes e Tendências – NTC/ANTT, Piso Mínimo de Frete e Recuperação Tarifária apresento por Lauro Valdívia, Assessor Técnico da entidade.

Já na Intersindical, o presidente do SETCESP Tayguara Helou falará sobre o assunto “Renovação de frota: plano de retirada de veículos irregulares” e apresentará o projeto “Logística sem papel”. Assuntos como as reformas trabalhistas e sindicais, será apresentado por Narciso Figueirôa Jr., Assessor Jurídico da NTC e o cenário macroeconômico e infraestrutura do transporte, também serão debatidos durante o evento.
O CONET&Intersindical edição Curitiba é uma realização da NTC&Logística, conta com apoio da SEGUIPAR, SETCAMAR, SETCEPAR, SETCGUAR, SETCSUPAR, SINDIFOZ, SINDIPONTA, SINDIVALE, SINTRATOL e SINTROPAR, além da FETRANSPAR como entidade anfitriã e da CNT/ SEST SENAT/ ITL como apoiadores institucionais.

Serviço
Local: Four Points By Sheraton – Curitiba/PR Endereço: Av. Sete de Setembro, 4211 – Batel Data: 6 e 7 de fevereiro de 2020 Inscrições: http://ntc.ensina.gersin.com.br/#/evento?Codigo=a33762b9-3297-4c94-b004-4404243387d8