Empresas criam novo jeito de realizar suas confraternizações de final de ano

São Paulo, SP 18/12/2020 – A pandemia mudou o jeito das empresas, inclusive de realizar as comemorações de final de ano e as entregas de presentes.

Com home office estendido em várias empresas, as áreas de recursos humanos precisaram inventar um novo jeito de realizarem a tradicional confraternização de final de ano e a entrega de presentes dos funcionários.

Com a evolução da pandemia e o plano de vacinação ainda em início no primeiro trimestre de 2021, muitas empresas tiveram que rever suas programações de final de ano para 2020. O distanciamento social fez com que celebrações tradicionais como amigo secreto ou confraternizações tivessem que ser repensadas e substituídas por celebrações virtuais ou envio de presentes de maneira domiciliar.

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria de recursos humanos Robert Ralf, através de sua página no LinkedIn, 48% dos entrevistados esperam um término de ano sem comemorações, 44% gostariam de comemorações adaptadas ao novo normal e apenas 4% torcem para um evento presencial. A pesquisa foi realizada de 23 a 30 de novembro, com 1,6 mil profissionais.

Para a Wappa, aplicativo líder de mobilidade, a revisão do formato foi necessária para trazer mais segurança aos colaboradores: “Nos últimos anos, realizamos grandes eventos para comemorar as conquistas, mas este ano optamos por um encontro virtual e a tradicional entrega de cestas, diretamente na casa dos nossos colaboradores.” afirma Anderson Ocanha – diretor de cultura e marca da Wappa. Em 2020 a empresa optou por entregar as cestas, junto com uma equipe de Natal com Papai Noel, Ajudante e Carro Temático. “Achei incrível a ideia, além da entrega da cesta, tivemos a oportunidade de ter o Papai Noel em casa. Minha família adorou”, cita Rafael Pereira, coordenador de marketing da empresa.

E o setor de eventos em 2020 também precisou se reinventar. Com uma participação que representa 13% do PIB brasileiro e que movimenta quase 25 bilhões no Brasil por ano, segundo a Secretaria Estadual do Turismo de São Paulo, 2020 trouxe um cenário vazio, mas muitas empresas se reinventaram neste momento de crise. A Portal Eventos, que cuidou da confraternização da empresa em 2019, criou o modelo de entregas com Papai Noel.”Eles precisavam de uma entrega diferenciada já que os produtos eram congelados e nós sugerimos uma caravana de Natal, saímos de uma festa tradicional e coletiva para uma mais emocional e com a família”, afirma Márcia Nascimento, diretora da empresa.

Website: http://www.wappa.com.br