Empresas estão investindo em varejo multicanal como estratégia de inserção no mercado

Florianópolis, SC 27/12/2019 – Uma das grandes vantagens da multicanalidade é a possibilidade de ser aplicada em diferentes segmentos que tenham um contato mais direto com o consumidor

Toda empresa de varejo tem como objetivo central multiplicar o público consumidor e expandir as vendas. Com os avanços da tecnologia e o crescimento do comércio virtual, muitas empresas investem na ideia de oferecer ao consumidor múltiplos canais de compras, através de um mesmo varejista, para a aquisição dos mesmos produtos.

Ao que tudo indica, a estratégia tem dado certo. Segundo a consultoria Delloite, somente em 2018, 71% dos varejistas que atuam através de cinco ou mais canais tiveram aumento significativo nas vendas. Já as empresas que possuem apenas dois canais de vendas, registraram 39% de crescimento no mesmo período.

Uma das grandes vantagens da multicanalidade é a possibilidade de ser aplicada em diferentes segmentos que tenham um contato mais direto com o consumidor, como é o caso de lojas físicas, e-commerces, vendas por telefone, vendas com representantes, vendas por catálogo e outras modalidades.

Para fazer com que tantas frentes caminhem juntas é necessário integrar processos. Uma das maneiras mais conhecidas de realizar essa integração é através dos ERPs (Planejamento de Recursos Empresariais).

São softwares que integram todos os dados de uma empresa em um único sistema, permitindo que essas informações sejam armazenadas e os processos automatizados. Mas essa integração toda não precisa servir apenas como um empurrão para aumentar as vendas, ela pode ser uma ótima aliada para gerar economia entre tantos canais de vendas.

Ao integrar processos, melhores resultados financeiros são registrados, com economia de recursos.

Um bom exemplo é a gestão de faturas. Ao realizar a auditoria das faturas de energia e utilities de todas as frentes da empresa em conjunto é possível identificar desvios no consumo e integrá-las ao ERP e sistemas de pagamento. Ferramentas de eficiência energética também podem ser implementadas para reduzir custos com eletricidade e utilities.

Automatizar máquinas, alarmes e outros instrumentos que sejam ativados e desativados conforme a necessidade de uso, contribui para uma melhor performance e consumo energético. Outra solução bastante utilizada para unificar manutenções e operações da infraestrutura da empresa é o Facility Management, também capaz de reduzir custos e gerenciar equipes e tarefas.

Quer saber como levar ainda mais integração à multicanalidade? Clique aqui e saiba mais.

Website: https://www.engie.com.br/fale-conosco/?utm_medium=blog&utm_source=conteúdo&utm_campaign=201912-engie-solucoes-dino-dezembro-varejo-multicanal