Engajar a equipe de vendas é solução para otimizar resultados

São Paulo, SP 14/10/2019 – A transparência e acessibilidade são tendências da gestão moderna que ajudam muito a engajar profissionais.

Estratégias bem delineadas e um time motivado podem multiplicar a performance da empresa

Independente do segmento do negócio, é possível afirmar com certeza: o time de vendas tem uma participação fundamental no sucesso da empresa.

Embora dependa de estratégias muito bem desenhadas pelos gestores, campanhas criadas e implementadas pelo marketing, recursos organizados pelo financeiro e ferramentas de outros departamentos, a equipe de vendas é a responsável por amarrar e consolidar todos os esforços em prol da conversão.

É por conta dessa importância que esse setor merece atenção especial quando o assunto é motivação e engajamento.

Um profissional que está motivado com a empresa e seus objetivos tem motivação, empenho e tende a desempenhar suas tarefas muito melhor do que alguém que já não se interessa mais se o trabalho está bom ou ruim e se as metas serão batidas ou não.

Quando esse funcionário está no time de vendas, torna-se ainda mais importante engajá-lo e motivá-lo para que ele continue satisfeito e produtivo.

Algumas práticas e estratégias podem ajudar as empresas que desejam engajar as equipes de vendas e acelerar os resultados do seu negócio.

Ser um líder, não um chefe

Nas dinâmicas mais modernas de trabalho, a figura clássica do chefe autoritário que cobra resultados, mas não orienta a equipe sobre como alcançá-los, já não funciona.

Para manter a equipe de vendas engajada e verdadeiramente envolvida é preciso liderar.

Líderes escutam as pessoas, buscam soluções criativas, oferecem ajuda, participam dos processos e dão todo o suporte necessário para que suas equipes consigam conquistar os resultados almejados.

E é justamente esse tipo de profissional que estimula, engaja e mantém a equipe unida e produtiva.

Gerenciar de forma transparente

A transparência e acessibilidade também são tendências da gestão moderna que ajudam muito a engajar profissionais, inclusive os vendedores.

Já não existe espaço para superiores que são praticamente inatingíveis e cujas decisões são sempre misteriosas e incompreensíveis para o restante da empresa.

Para motivar, é necessário envolver a equipe, fazê-los entender escolhas da administração e mostrar que todas as decisões são tomadas com foco em alcançar resultados e trazer benefícios para todos.

Criar metas possíveis

Poucos elementos desmotivam e desconectam tanto os vendedores como metas inatingíveis.

Quando as metas de venda estão muito acima do que o setor de vendas sabe que é possível, a imagem que a empresa passa é que quer ver os seus colaboradores fracassando e que não compreende o fluxo normal de vendas.

Por isso, é importante definir objetivos que estimulam os vendedores a chegar mais longe, mas que não sejam impossíveis de atingir.

Ter planos de carreira atraentes

Ascender na carreira é um desejo de praticamente qualquer profissional, e isso inclui os vendedores.

Para que a empresa não se torne apenas um “trampolim”, onde os colaboradores se preparam para chegar a um novo nível em outra organização, é essencial ter um bom plano de carreira com etapas que estimulem e fomentem o crescimento interno.

Saber que pode atingir posições de maior prestígio, de acordo com os resultados conquistados, é uma ótima forma de engajar e manter o departamento de vendas envolvido com a companhia.

Dar o exemplo

Bons gestores devem saber que os funcionários estão sempre reparando na sua postura e no que eles fazem.

Se o líder chega atrasado, terá autoridade para exigir que os outros cheguem no horário? Se ele fala mal da empresa, poderá recriminar quem faz o mesmo?

Dar o exemplo e inspirar os colaboradores diariamente é uma das tarefas de um bom líder.

Oferecer boas ferramentas de trabalho

As empresas podem buscar profissionais que já tenham características, conhecimentos e vivências específicas, mas, mesmo assim, não podem deixar de investir em boas ferramentas e recursos de trabalho.

Afinal, é uma forma de garantir o contínuo desenvolvimento dos colaboradores e subsídios para trabalhar bem.

Promover treinamentos, visitas técnicas, reciclagens e outros tipos de capacitações demonstra que os gestores priorizam a evolução da equipe e sabem que atingir os resultados esperados não depende apenas dos profissionais.

Softwares, equipamentos, protótipos e outras ferramentas necessárias para o bom desenvolvimento do colaborador também devem ser disponibilizadas pelas empresas que querem funcionários engajados e comprometidos.

Com bons instrumentos, vender se torna muito mais simples, os funcionários se sentem bem trabalhando e as equipes tendem a produzir mais.

O Solutto é uma excelente ferramenta para franquias que querem engajar seu time de vendas. Com um sistema modular, o Solutto permite centralizar todos os processos da empresa em uma única plataforma. Isso torna a rotina de trabalho mais dinâmica, reduz erros humanos e mantém todos os colaboradores atualizados do andamento de uma venda de forma simples e eficaz.

Saiba mais sobre o Solutto: https://soluto.com.br

Website: https://soluto.com.br