Entidades empresariais reúnem deputados para discussão de demandas do Grande ABC

Santo André, SP 25/10/2019 – A sociedade civil precisa se mobilizar não apenas para fazer cobranças aos representantes na Câmara e Assembleia, mas também se colocar à disposição e ajudá-los

A fim de discutirem uma pauta única para o Grande ABC, a ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André e outras 14 entidades empresariais convidaram todos os deputados estaduais e federais que representam o ABC para um café da manhã na última sexta-feira (18 de outubro), na Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira. No entanto, houve adesão apenas do deputado federal Alex Manente (PPS) e dos estaduais, Coronel Paulo Nishikawa (PSL) e Márcio da Farmácia (PODE).

Desde o início do ano, representantes da ACISA, Acigabc, Aescon, AEA, Ciesp Santo André e São Bernardo do Campo, Regran, OAB – seccional Santo André, Sinduscon, Sipan, Sehal, Setrans, Singrafs, Sincor-SP e Sincosa estão promovendo reuniões para definição dos principais problemas que afetam os empresários e os cidadãos e, consequentemente, o desenvolvimento local.

“Entendemos que a sociedade civil precisa se mobilizar não apenas para fazer cobranças aos representantes na Câmara e Assembleia, mas também para se colocar à disposição a fim de ajudá-los. Após várias reuniões, chegamos a 5 principais demandas que consideramos as mais importantes: mobilidade urbana, segurança pública, não aumento de impostos, viabilização do parque tecnológico e destinação de 70% da verba parlamentar (de cada deputado) para a nossa região”, explica Pedro Cia Junior, presidente da ACISA.

Durante o encontro, Coronel Nishikawa reforçou que tem brigado pelo ABC, haja vista que as áreas de saúde e segurança sempre foram sua maior preocupação. “Para evitar futuras inundações, acabamos de realizar um estudo sobre os leitos dos rios e piscinões, os quais estão repletos de lixo e, além disso, tenho participado ativamente das discussões para fortalecimento dos setores automotivos e da ferramentaria”, declarou o deputado.

O deputado federal Alex Manente reforçou seu posicionamento de estar trabalhando forte nas reformas previdenciária, tributária e administrativa por entender que são importantes para o desenvolvimento econômico do Brasil. “Temos que parar de taxar a produção, pois isso inviabiliza investimentos no setor e o parque tecnológico é fundamental para a retomada da força do ABC. A máquina do Estado é muito pesada e para que tenhamos mais eficiência nos serviços públicos, ela precisa ser reduzida”. Para finalizar, Manente ainda destacou que para não haver privilégios a um prefeito em detrimento de outro, as sete cidades precisam se unir por meio do Consórcio Intermunicipal para melhor canalizar as reivindicações regionais.

Já o deputado Márcio da Farmácia disse estar sempre à disposição para ajudar a sociedade e para isso, está trabalhando bastante para a vinda do metrô para o ABC e em outros projetos. “Para ajudarmos ainda mais a região, é preciso a união de todas as entidades de classe, somente assim é possível fazer suas reivindicações de forma mais incisiva. Cada cidade tem suas peculiaridades. Cito o exemplo de algumas vias vicinais que precisam da ajuda do Estado, mas por não haver solicitações de verba para manutenção, não as recebem”.

Segundo Pedro Cia Junior, no próximo ano serão realizados mais dois encontros no mesmo formato. “Mas, para alcançarmos melhores resultados, é necessário o comprometimento de todos os deputados que representam o ABC. Foram convidados os federais Alex Manente e Vicentinho e os seis estaduais, Teonilio Barba, Carla Morando, Luiz Fernando, Thiago Auricchio, Márcio da Farmácia e Coronel Nishikawa”, reforça o presidente da ACISA.

Vale destacar que Vicentinho e Carla Morando justificaram a ausência por conta de outros compromissos já assumidos. Teonilio Barba, Luiz Fernando e Thiago Auricchio confirmaram presença e não compareceram.