Especialista comenta como o processo de fusão de empresas pode beneficiar pequenos negócios

São Paulo, SP 30/4/2020 – A fusão é uma modalidade que acontece entre duas organizações distintas, fazendo com que elas se juntem e formem uma única.

O ano de 2020 ficará marcado pela imposição da reinvenção para as empresas. Dentro de um contexto no qual as organizações foram pegas de surpresa, a necessidade de usar a criatividade e a inovação apareceu como forma de driblar essa nova conjuntura.

Muitas empresas tiveram que criar novas formas de se manterem presentes e em funcionamento, equilibrando os seus resultados financeiros, gestão de pessoas, negociação com fornecedores e gerenciamento de estoques. Dentre as formas de se reinventar no ambiente de negócios existe a fusão de empresas.

De acordo com Felippe Ferreira, fundador do meuBiZ , empresa que realiza a publicação de empresas à venda, “a fusão é uma modalidade que acontece entre duas organizações distintas, fazendo com que elas se juntem e formem uma única com o objetivo de trazer vantagens competitivas e oportunidades de negócio para ambas”.

Ferreira ressalta a necessidade de distinguir incorporação de fusão. No primeiro caso uma empresa A é integrada por uma empresa B, deixando de existir a empresa A e ficando apenas a empresa B em formato mais expandido (robusto). No segundo caso empresa A e empresa B realizam uma junção, gerando uma nova empresa C.

Assim, a fusão de empresas envolve uma mudança profunda para todas as partes envolvidas, pois nasce um novo negócio que não segue, necessariamente, os mesmos processos e fluxos de alguma das empresas envolvidas.
Felippe destaca quatro benefícios principais da fusão de empresas.

1) Ampliação de mercado, já que na fusão há a nova empresa que surge é mais robusta e, com isso, há uma diversificação da atuação e de mercados.

2) Aumento da base de clientes, pois as empresas que se fundem geralmente possuem carteiras distintas e a fusão acaba somando tais clientes e melhorando a conversão de vendas.

3) Redução dos custos, considerando que a fusão envolve reestruturação e otimização dos processos, gerando uma diminuição dos desperdício. Com esta nova estrutura mais enxuta e otimizada, pode haver uma redução significativa nos custos.

4) Ampliação dos lucros, como consequência da ampliação do mercado, da carteira de clientes e de uma estrutura estar mais otimizada para um bom negócio .

Para facilitar a aproximação de empresas, o meuBIZ disponibiliza uma plataforma de venda de empresas e ponto comercial . Com o acesso de milhares de pessoas diariamente é mais fácil e seguro encontrar potenciais interessados na compra de empresas .

Website: https://meubiz.com.br/

Web Site: